Politicas De Senha PSE N1

421 palavras 2 páginas
Exercício de PSE
POLITICAS DE SENHAS

Alunos: Paulo Rubens

Professor: João Luiz Saraiva
Turma – RC25

FORTALEZA
04/2015

No universo da segurança da informação, o assunto senhas está presente no nosso dia a dia. Atualmente nossa vida está cercada de senhas: correio eletrônico, bancos, redes sociais, dentre outros. As maiorias dos serviços que utilizamos nos obrigam a registrar uma senha. A autenticação por senha é amplamente utilizada no nosso dia a dia e devemos ter uma atenção especial ao formulá-la. A senha é a forma mais convencional de identificação e acesso do usuário. Se um terceiro tem acesso a sua senha, ele poderá utilizá-la ilegalmente ou para se passar por você.
Em determinadas corporações, pode existir a chamada 'política de senhas', que tem como regras as seguintes observações:
Adotar um padrão de prazo de validade das senhas (30, 60 dias, por exemplo), que obriga o usuário a renovar as suas senhas nesse período;
Proibir a repetição de caracteres. Por exemplo, se a senha era '123hut', a próxima senha tem que ter caracteres diferentes, ou pelo menos 60%;
Obrigar a inserção de quantidade de letras e números. Por exemplo, a senha deve ter quatro números e quatro letras;
Criar uma lista de senhas que não podem ser utilizadas;
Troca periódica da senha;
Bloqueio de contas.

O que não usar na elaboração de uma senha
Nomes, sobrenomes, números de documentos, telefones, placas de carro e datas não devem ser utilizados em senhas, pois são dados que podem ser obtidos com certa facilidade e que possivelmente vão ser alvos de tentativa para descobrir a senha do usuário.
Entre as regras de criação de senhas, existe uma regra muito importante que é NÃO utilizar palavras do dicionário como código ('geladeira', por exemplo), pois existem softwares capazes de descobri-las, fazendo combinação e teste de palavras em diversos idiomas.
O que seria uma boa senha?
Para a criação de uma boa senha, existem algumas dicas que podem ser seguidas. Entre elas,

Relacionados