Politicas de saude no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL:
Um século de luta pelo direito à saúde
* INTRODUÇÃO
A luta pela busca na melhoria a saúde aconteceu em diversos momentos na história do país e esse é o tema dodocumentário “Políticas de saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde” que mostra a evolução da saúde desde a revolta da vacina até a atualidade mostrando como foi o surgimento do sistemaúnico de saúde (S.U.S) e os ideais que levaram a sua implantação, pois ele representa uma conquista daqueles que lutaram pela saúde do povo brasileiro por uma saúde onde há como ideal a UNIVERSALIDADE,EQUIDADE e INTEGRALIDADE.
* RESUMO
O filme inicia com o surto de várias epidemias. O Rio de Janeiro não tinha nenhum saneamento básico e, assim, várias doenças graves como varíola, malária,febre amarela entre outras, espalhavam-se facilmente.
O presidente então nomeou o médico Oswaldo Cruz para dar um jeito no problema: ele criou o instituto soroterápico de manguinhos, para criação devacinas. Numa ação, o sanitarista convocou pessoas para ações que invadiam as casas, queimavam roupas e colchões como tentativa de acabar com as epidemias. As pessoas com moléstias mais graves, eramobrigada a ficar de quarentena.
Sem nenhum tipo de ação educativa, a população foi ficando cada vez mais indignada, e o auge do conflito foi a instituição de uma vacinação anti-varíola ( em 1904). Apopulação saiu às ruas e iniciou a REVOLTA DAS VACINAS e Oswaldo Cruz acabou afastado.
Os ricos tinham atendimento médico particular, onde os pobres só dispunham de atendimento filantrópico noshospitais de caridade mantidos pela igreja ( hoje as SANTA CASA)
Era de grande interesse controlar as doenças, pois prejudicavam a produção e a exportação do café, para se manter boas relações comerciaiscom o exterior, além de manter a política de imigração.
Em 1923 surge a LEI ELOI CHAVES, que criou as CAIXAS DE APOSENTADORIA E PENSÃO- essas instituições eram mantidas pelas empresas que...
tracking img