Political science: an introduction - roskin, michael

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Political science: an introduction – ROSKIN, Michael.
- Nação: grupo de pessoas que compartilha da cultura, história e língua (sempre lembrando que uma nação pode ter vários regionalismos) - “Thelatin root of nation means “birth”, so the word connoted the group you were born into and had some blood linkage with”.
- Estado: é uma estrutura de governo, que muda durante os anos de acordo com avontade e necessidade de um grupo de pessoas (do povo, ou não).
- Efetivo: dá segurança ao povo, coleta impostos que voltam em forma de benefício – Estados Unidos e Japão.
- Fraco: alta taxa decorrupção, má distribuição da renda, tráfico, estado sem força, “justice is bought” – América Latina.
- Falho: governados por milícias, ditadores, países que fingem ter um estado soberano, violênciatida como lei, alta taxa de doenças como AIDS – Oriente Médio.
- No começo do livro, Michael deixa claro que o Estado é criado antes da Nação, e não o contrário, geralmente por conquistas duranteguerras.
- A nação pode permanecer sendo um ideal, como por exemplo, os judeus que foram expulsos da sua terra e voltaram a conquista-la em 1948, quando foi criada Israel.
- Nacionalismo: exaltaçãopopular pela cultura e amor à pátria.
- Crises em se criar uma nação: identidade, legitimidade, penetração, participação e distribuição.
- Segundo Michael, existem 4 tipos principais de governo:
-Liberalista (laissez-faire): quase não intervém na economia do país, seguindo Adam Smith, que diz que isso atrasa o crescimento e diminui a prosperidade (“individual initiative make a nation both freeand prosperous”) – Estados Unidos.
- Bem-estar social (welfare state): nações que cobram altos impostos, porém tem programas de saúde, educação e segurança bons com alta taxa de distribuição derenda. Também são chamados de ‘democracias sociais’ – Suiça e Dinamarca.
- Estatal / Intervencionista (statism): o governo é interessado em gerar lucro, por isso é dono da maioria das indústrias do...
tracking img