Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os Estados Unidos são uma República Federal Presidencialista. No nível federal, o principal oficial do Poder Executivo do país é o Presidente, eleito por um colégio eleitoral. O candidato à presidência que obtém a maioria dos votos do colégio eleitoral em uma dada eleição presidencial é o vencedor desta eleição.

O Poder Legislativo americano é exercido pelo Congresso, compostopela Câmara dos Representantes e pelo Senado. Cada Estado tem direito a dois senadores e a um número de representantes proporcionais à sua população. O Poder Judiciário pertence aos tribunais federais, dos quais a maior é a Suprema Corte. Cada Estado possui direito a um certo número de votos no colégio eleitoral (que é proporcional à sua população).

Desenvolvimento

Casa branca em WashingtonIndependência: Desde o dia 4 de Julho de 1776, libertando-se da conquista, ocupação e colonização da Grã-Bretanha.
Nome oficial: Estados Unidos Da América.
Capital: Washington D.C.
Constituição: De 17 de Setembro de 1787. (CIA Fackbook de 2001)
Caracterização generalista do sistema legal: Baseada na lei Comum Inglesa. Aceita a jurisdição do Tribunal Internacional de Justiça, embora comreservas.
Divisões administrativas: 50 estados: Alabama, Alaska, Arizona, Arkansas, California, Colorado, Connecticut, Delaware, Florida, Georgia, Hawaii, Idaho, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Louisiana, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Mississippi, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, New Hampshire, New Jersey, New Mexico, New York, North Carolina, North Dakota, Ohio,Oklahoma, Oregon, Pennsylvania, Rhode Island, South Carolina, South Dakota, Tennessee, Texas, Utah, Vermont, Virginia, Washington, West Virginia, Wisconsin, Wyoming e um 1 Distrito Federal: Columbia.
Feriado nacional: 4 de Julho - Dia da Independência.
Tipo de governo: Republica Presidencialista.
Sufrágio: A partir dos 18 anos, sendo universal.
Poder executivo: A eleição do presidente e dovice-presidente é indireta, o artigo 2 da Constituição estabelece a nomeação de ambos pelo Colégio Eleitoral, cujos membros são eleitos por sufrágio universal e direto em todos os estados e no distrito de Columbia. O mandato do presidente e do vice-presidente é de quatro anos (a emenda 22 de 1951, limita o cargo presidencial a dois mandatos.
O presidente da República detém a pasta que pertence aoprimeiro-ministro, isto porque é a máxima representação do Estado e chefe de Governo. Para além destas funções, dirige o seu partido, tem capacidades legislativas e preside o executivo. Na Constituição, está consagrada a função do presidente, comandante em chefe das Forças Armadas dos Estados Unidos da América, sendo-lhe permitido entrar em combate.
Porém é o Congresso que decide as intervençõesmilitares. Os poderes diplomáticos do presidente englobam a negociação e a ratificação de tratados - contudo necessita do consentimento de um terço do Senado - eleição dos embaixadores e a recepção de embaixadores estrangeiros. Pode negociar, acordos diplomáticos com dirigentes de outras nações. Segundo a lei, o Presidente prepara uma espécie de governo - a administração. É essa administração compostapor diversos secretários de estado que auxilia o presidente a cumprir os seus objetivos e os seus compromissos.
Poder legislativo: É o Congresso dos Estados Unidos que exerce os poderes legislativos. Este é constituído pelo Senado e pela Câmara dos Representantes. O Senado tem 100 membros, dois por cada estado federal.
Os estados, elegem 435 membros para a Câmara dos Representantes, por umperíodo de 2 anos, enquanto que os senadores são eleitos por um período de seis anos. O Senado e a Câmara dos Representantes são organizados por um partido maioritário, o qual elege o seu presidente, o dirigente da maioria e os presidentes de cada comité. A diferença entre os chefes de governo do sistema parlamentar é o facto do presidente dos Estados Unidos da América, não ter a possibilidade de...
tracking img