Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva

‘ Lula’

Luís Inácio Lula da Silva

Partido: PT

Formação profissional: Torneiro mecânico

Data de Nascimento: 27/10/1945

Naturalidade: Garanhuns (PE)

Na política: Deputado federal constituinte eleito pelo PT/SP (87/91); candidato derrotado do PT à Presidência da República nas eleições de 1989, 1994 e 1998.

Família: Casado com MarisaLetícia da Silva, dona de casa. Tem cinco filhos (Marcos, Fábio, Sandro, Luíz Cláudio e Lurian) e três netos. Ele é viúvo do primeiro casamento.

Anos 50 e 60 [pic]
De vendedor ambulante a torneiro mecânico
Lula mudou-se ainda criança de Garanhuns para São Paulo, numa viagem com a mãe e os irmãos em um caminhão pau de arara. Foi vendedor ambulante de amendoim, engraxate e teve seu primeiroemprego fixo numa tinturaria. Aos 19 anos, andou pelas filas de desempregados na recessão de 1965 até entrar para a as Indústrias Villares como torneiro mecânico, profissão que aprendeu como aluno do Senai durante três anos. Em 1967, Lula entrou pela primeira vez em um sindicato. Dois anos depois, seu irmão, José Ferreira da Silva, o frei Chico, o indicou para uma vaga de suplente na diretoria doSindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de São Bernardo do Campo e Diadema. Militante do clandestino Partido Comunista Brasileiro - frei Chico insistia que Lula devia ler os jornais e boletins produzidos pelo partido e pelos ativistas da esquerda sindical contra a ditadura militar.  

Anos 70 [pic]
O líder das greves na região do ABC
Já íntimo domovimento sindical, Lula foi eleito como 1º secretário do sindicato, em 1970. Três anos depois, assumiu a diretoria efetiva da entidade. Em 1975, foi eleito presidente com 92% dos votos e reeleito três anos depois. Em 1978, Lula liderou a primeira greve da indústria automobilística e do regime militar. Ganhou notoriedade nacional. Conseguiu reunir 150.000 trabalhadores e parar o ABC paulista. Em 1979,uma nova greve. Lula liderava as assembléias realizadas no estádio de futebol Vila Euclides, em São Bernardo, sempre com mais de 80.000 operários. Por intervenção do Ministério do Trabalho, ele foi afastado por 60 dias do sindicato. Na época, o sindicalista dizia não estar interessado em política, mas já tinha a idéia de lançar o Partido dos Trabalhadores. Ainda em 1978, apoiou a candidatura deFernando Henrique Cardoso ao Senado, pelo então MDB. Um ano depois, disse que o futuro PT "só iria aceitar aqueles que não detivessem os meios de produção, que não fossem empregadores, por uma definição de classe".  

Anos 80
A entrada para a vida política

[pic]
Em 31 de maio e 1º de junho de 1980, o PT realizou um encontro nacional, que aprovou seu programa e seu estatuto. Lula foi eleitopresidente do partido. No mesmo ano, ao liderar uma nova greve de metalúrgicos, Lula foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional, permanecendo 31 dias preso no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Pelo mesmo motivo, teve seu mandato de líder sindical cassado. Em 1981, já com seu segundo mandato sindical concluído, Lula participou da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Umano depois, entrou para a política ao se candidatar a governador de São Paulo. Ficou em quarto lugar. No ano seguinte, em 27 de novembro, liderou o primeiro comício para a campanha Diretas Já, em São Paulo, ao lado de Fernando Henrique Cardoso. Em 1986, foi eleito para deputado constituinte com a maior votação do país: 650.000 votos. Apresentou 41 emendas à atual Constituição, das quais apenas seteforam aprovadas. Ainda que tenha participado dos trabalhos constituintes, a bancada do PT, liderada por Lula, se recusou a assinar a nova carta, promulgada em outubro de 1988. Nas primeiras eleições diretas, depois do regime militar, em 1989, Lula candidatou-se a presidente e foi para o segundo turno, sendo derrotado por Fernando Collor de Mello.  

Anos 90 [pic]
Duas vezes candidato
Já como...
tracking img