Politica e serviço social

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
ECONOMIA POLITICA E SERVIÇO SOCIAL:
Conhecer para melhorar.
Alessandra Holsbach

RESUMO
O presente artigo visa compreender um pouco de Economia Política e sua utilidade no campo do conhecimento de como se chegou ao capitalismo moderno, e como o mesmo segrega e marginaliza. Vamos ver como as teorias construídas e seus autores (alguns) falam de controvérsias, hipóteses, procedimentos emétodos aplicados em muitos casos a alguns grupos sociais. Estudaremos um pouco de Economia Política Clássica e de sua crise; sobre a Crítica da Economia Política; e por ultimo a Economia Política marxista.

PALAVRAS- CHAVE
-------------------------------------------------
Economia, Política e Capitalismo

Antes de nos atermos ao texto sugerido, vamos conhecer a etimologia da palavra “economia”.Segundo pesquisa realizada o termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei), ou também gerir, administrar: daí “regras da casa” (lar) e “administração da casa”.
Partindo deste princípio, vemos que nem sempre se conheceu a política econômica como hoje a temos. A economia ou atividade econômica é a produção, distribuição e consumo do que temos com nosso trabalho. Aoadministrarmos a casa, empresa ou Estado/Município/País, estamos tão somente utilizando em sua totalidade o termo “economia”. Segundo o texto sugerido:
A Economia Política aborda questões ligadas diretamente a interesses materiais ( econômicos e sociais)e, em face deles não pode haver “neutralidade”: suas teses e conclusões estão sempre conectadas a interesses de grupos e classes sociais”, p.16§ 1º.
Destaforma a “neutralidade” exercida ou não, se torna criminosa. Daí a necessidade de conhecimento real e teórico do que vem a ser Economia, ainda que tendenciosa, como diz o texto. São conceitos sujeitos à falhas em todos os aspectos, pois vem do tempo em que a política econômica ainda não era sistematizada. E que só se tornou reconhecida por volta do século XIX.
Era a chamada Economia PolíticaClássica.
A contribuição deste período começou em “meados do século XVIII” com vários autores consagrados e que elaboraram as teorias que hoje conhecemos, das quais apesar de pequenas diferenças se encontram duas características; uma é que “não se tratava de uma disciplina particular” e se explicava em análise a relação trabalho/valor/dinheiro e buscava compreender o que havia nas relações sociais quesurgiam a partir da crise do antigo regime.
São conceitos sujeitos à falhas em todos os aspectos, pois vem do tempo em que ainda não era sistematizado e as coisas caminhavam para a teorização e relativização. Contudo não se trava apenas de uma teorização ou da criação de mais uma disciplina cientifica, o que de fato buscavam “mais tarde” era uma intervenção Política Social.
Smith, 1776.escreveu:
“Economia política, considerada um ramo da ciência do estadista ou do legislador, propõe dois objetos distintos: primeiro, suprir renda ou produtos em abundancia para o povo, ou, mais apropriadamente, possibilitar que provenham tal renda suficiente para os serviços públicos. Ela se propõe a enriquecer tanto o povo como o soberano”. Book IV
Para o autor a identificação do trabalho, a terra eo capital eram fatores preponderantes e os maiores contribuintes para que uma nação prosperasse. A mão invisível do mercado instiga e leva os indivíduos à produção, e a buscar interesses maiores. A segunda característica segundo o texto, a “Economia Política clássica relaciona-se ao modo como os autores mais significativos trataram as principais categorias e instituições econômicas”.Característica semelhante à primeira, pois denotava um certo compromisso sócio-político, uma luta da burguesia contra o absolutismo estatal e as instituições do antigo regime.
Este foi um capítulo muito importante na historia, pois neste processo a burguesia se transformou em peça fundamental na instalação de uma nova classe, com algo mais, já sabia lutar por seus ideais. O que fez com que desse um longo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica social serviço social
  • Serviço Social
  • Políticas sociais e o serviço social
  • serviço social e politica social
  • Politicas sociais no serviço social
  • Politicas sociais e o serviço social
  • Política social e serviço social
  • As politicas sociais e o serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!