Politica e planejamento da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CÉZAR CARLOS C. DOS S. JÚNIOR

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NA PREVENÇÃO
DE FRAUDES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

FEIRA DE SANTANA - BAHIA
2008
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CÉZAR CARLOS C. DOS S. JÚNIOR

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NA PREVENÇÃO
DE FRAUDES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕESArtigo apresentada como requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Edvanda Sena

FEIRA DE SANTANA - BAHIA
2008

INTRODUÇÃO

Ao promover mudanças para adequação à nova realidade do mercado competitivo, as empresas modificam suas estruturas organizacionais, normas, procedimentos, maneiras de agir e sistemas de informação.Essas alterações afetam sensivelmente a eficiência de seus sistemas de controle interno, criando assim um ambiente favorável ao surgimento de irregularidades nos negócios, que podem comprometer a estrutura patrimonial das organizações.
Inseridas nesse cenário, observa-se que cada vez mais as empresas necessitam buscar formas para diminuir as perdas e evitar as fraudes internas.
Diantedesta situação, a contabilidade, através da auditoria interna, como ciência social, comprometida com a verdade, deve expor as suas ferramentas disponíveis para combater e auxiliar na prevenção dos acontecimentos que venham a prejudicar o alcance dos objetivos das empresas.
Neste sentido, este trabalho tem intenção de identificar as principais contribuições que a auditoria interna podeoferecer para prevenção de fraudes e erros nas organizações.

Objetivos gerais e específicos

Objetivo geral

Verificar a eficiência da auditoria interna, no que se refere a sua contribuição para prevenção de fraudes dentro das organizações.

Objetivos específicos

✓ Apresentar os conceitos de auditoria interna;
✓ Determinar os procedimentos de auditoria interna que podemser aplicados, a fim de evitar as principais irregularidades nos negócios identificadas nesta pesquisa.
✓ Apresentar o conceito de controle interno, analisando sua importância como ferramenta utilizada na prevenção de fraudes;
✓ Apresentar o conceito e classificação de fraude, analisando os tipos de fraudes mais comuns cometidas no âmbito interno das organizações.

JustificativaO tema escolhido refere-se a um problema vivido atualmente na gestão contábil das empresas, portanto justifica-se pela oportunidade de se contribuir, tanto no nível acadêmico, como, principalmente na área empresarial (alerta aos empresários e administradores das organizações). Como também, para impulsionar uma nova cultura de valorização do auditor interno dentro das organizações, destacando-ocomo importante instrumento de prevenção e identificação de irregularidades, assumindo uma participação efetiva no suporte à gestão empresarial dentro deste cenário.

Problema

Esta pesquisa parte de um problema, que pode ser solucionado, onde a partir dele, serão desenvolvidas as etapas da pesquisa científica, de modo que ao final desta, possa-se encontrar uma solução para o problema.Logo, definiu-se o problema dessa pesquisa como sendo: Qual o papel da auditoria interna na prevenção, identificação e ou apuração de fraudes contra as organizações?

Metodologia

A metodologia aplicada para elaboração do presente estudo, de acordo com as classificações quanto aos objetivos, objeto, procedimentos e natureza são:
✓ Quanto aos objetivos: Pesquisa descritiva,uma vez que neste tipo de estudo, o pesquisador observa, registra e analisa fatos ou fenômenos. Não havendo interferência ou manipulação dos fatos ou fenômenos pelo pesquisador;
✓ Quanto ao objeto: Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, uma vez que o trabalho consiste na coleta, seleção, análise e interpretação da literatura existente, tendo como fonte, entre outros, livros, artigos...
tracking img