Politica social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do Livro Política Social: Fundamentos e História.
Autoras: Elaine Rossetti Behring e Ivanete Boschetti


INTRODUÇÃO
Serviço social e Política Social

Este livro trata do tema da política social, de sua história e fundamentos, e está voltado à formação profissional na área de Serviço Social, embora possa ser útil para todos aqueles que lidam, pensam e trabalham no âmbitodas políticas sociais, uma área pautada na multidisciplinar esta integrada a Biblioteca Básica de Serviço Social.
A conexão entre política social e Serviço Social no Brasil surge com o incremento da intervenção estatal, pela via de processos de modernização conservadora, a partir dos anos 1930. Vinculado ao papel do Estado após a grande crise capitalista de 1929, em que envolveu a áreasocial, tendo em vista o enfrentamento das expressões da questão social, em que se referiu a profissionalização do Serviço Social, e que pautou na especialização do trabalho coletivo. E em um vinculo estrutural entre a constituição das políticas sociais e o surgimento dessa profissão na divisão social e técnica do trabalho.
Ao analisar a política social, o Serviço Social teria comocaracterísticas “focalizar o estudo de políticas e problemas no âmbito estritamente local e nacional; privilegiar o estudo de programas governamentais e empresariais isolados; dotar uma abordagem voltada para a prática; possuir um enfoque multidisciplinar; ser empirista; situar-se perante os efeitos ideológicos de sua própria prática.O que se assistiu, na verdade, foi ao acirramento das contradições sociais nopaís, com a radicalização das expressões da questão social. Neste sentido houve uma mudança no perfil profissionais de Serviço Social, por se tornarem trabalhadores assalariados, das chamadas médias baixas e da classe trabalhadora. Desta forma ao passar pelo Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais de 1979 ( o Congresso da Virada), em que origina o projeto ético-político profissional, comsintonia com o processo de redemocratização do pais, que se desenvolveu ao longo dos anos 1980 que pauta na Constituição Federal Brasileira de 1988, período em que surge uma nova reflexão sobre a política social, democrática, na perspectiva da cidadania e dos direitos, que se deu como marca da produção profissional a partir dos anos 1980. Na década já mencionada acorre um acerto de contasteórico-metodológico com o objetivo de apreender o significado social da profissão e busca de uma maior qualificação do debate critico promovido pela ABESS. Contudo esse acerto pautou lateralmente a temática política social. A temática política social desde então, sempre esteve presente na principal rede de publicação a Revista Serviço Social e Sociedade.e em algumas produções pioneiras. O tema política social, portanto, seja de um ponto de vista histótico-conceitusl, seja a partir de análises mais especificas, no Brasil e no mundo, tem sido central para a área se Serviço Social, no debate profissional, na pesquisa cientifica e na formação profissional nos anos 1990. No entanto em 2004 foi realizada uma pesquisa pelo CEFSS, e que foi certificado que o maior empregador de assistentes sociais seria oEstado em seus vários níveis nas políticas de seguridade social sendo a saúde com um maior número.
Mas é certo que há debate crítico vivo e qualificado, acadêmico e político, para o enfrentamento dos desafios que estão postos, e é nesse campo que se citua este livro.
Estrutura do livro
Este trabalho está pautado pela preocupação com uma perspectiva pedagógica e didática deorganização dos conteúdos. Nesse sentido consideramos que o melhor caminho para discutir a política social como seria o de situar o tema na história, mas não a partir de uma perspectiva cronológica. Queremos pensar a política social como um processo inscrito na história, com seus momentos de inflexão, de rupturas e continuidades e que implicam também mudanças conceituais, com fortes repercussões...
tracking img