politica social no brasil: construção dos direitos e politicas sociais no brasil a partir do seculo xx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL


SIMONE FERREIRA DOS SANTOS



Crianças abandonadas no Brasil: um problema social ou político?








Santa Luz-Bahia
2012

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO


SIMONE FERREIRA DOS SANTOS

Crianças abandonadas no Brasil: um problema social ou político?


Trabalho apresentado ao cursode graduação em serviço social da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia social, sociologia, filosofia , FHTM do Serviço Social Il, no 2ºsemestre do Curso de Serviço Social 2012.2





Santa Luz Bahia
2012





SUMÁRIO

Resumo....................................................................................................................4Introdução................................................................................................................5
Desenvolvimento......................................................................................................6
Conclusão................................................................................................................7Referencias..............................................................................................................8












Resumo:
Este texto pretende expor as causas prováveis do problema dos menores abandonados no Brasil. Aborda a questão social e política e tentando demonstrar que a situação é fruto não só da desigualdade social, mas das muitas deficiências existentes na administração e na aplicaçãodas leis e políticas assistencialistas elaboradas em prol de melhorias para os menores que encontram-se em condições de risco social. Busca ainda revelar que a situação do menor abandonado nasce desde os primórdios da constituição do Estado quando os pais aos passarem por dificuldades enxergavam nos internatos a garantia de melhores condições de vida as crianças.














1.Introdução-
O abandono de crianças e adolescentes no Brasil é um problema social reincidente, isso porque embora todas as medidas que a política nacional têm desenvolvido e executado no espaço social para combater o problema, estas tem sido insuficientes para sanar o fenômeno.
Durante os séculos XVIII e XIX, o abandono de crianças era o meio dos pais receberem apoio público isso porque ao deixaros filhos em instituições como orfanatos as crianças recebiam os benefícios básicos a sobrevivência.
Na atualidade apesar das melhorias consideráveis que tem ocorrido na sociedade nos mais variados seguimentos sociais através de programas e projetos sociais que tem demonstrado consistência e transformado o espaço, o problema do abandono de crianças é ainda um espectro que mantem-se presenteprincipalmente porque surgem a partir de um conjunto de fatores históricos, políticos e sociais.
Estima-se que hoje no Brasil milhares de crianças ainda vivem nas ruas, lutando pela sobrevivência e driblando os riscos aos quais são submetidos todos os dias no cotidiano e convívio inevitável com o perigo das ruas.
O Brasil é o país que sofre com as consequências, das desigualdades sociais, emdiversos espaços da sociedade, isso se deve principalmente as deficiências existentes no sistema politico e social do Governo. Dentre vários motivos, a má administração e distribuição de renda, que como consequência gera a falta de emprego, moradia digna, alimentação e saúde de qualidade. Tais carências geram impactos na vida dos cidadãos que sofrem e lutam para sobreviver numa sociedade capitalista,onde enquanto muitos consomem além da necessidade e outros vivem a mercê da miséria sem ter como suprir nem mesmo as necessidades básicas.
O abandono de crianças é uma situação que surge da desigualdade social, que tem sua estrutura fincada numa política corrupta que parece não demonstrar empenho em solucionar o problema.

2. Desenvolvimento-
Diversos são os problemas sociais existentes na...
tracking img