Politica social: fundamentos e historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

NOME AQUI








SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL























Cidade
2012


NOME AQUI









SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL NO BRASILTrabalho elaborado para a disciplina Portfólio Individual da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, orientado pelos professores Amanda Boza, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Paulo Sérgio Aragão, com o objetivo de obtenção de conceito.
















Cidade
2012


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................... 4

2. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................ 5

2.1. SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................ 15

4. REFERÊNCIAS........................................................................................... 16


















1. INTRODUÇÃO

A observação da trajetória do Serviço Social, como profissão reconhecida e inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, permite identificar uma história de avanços e conquistas, no sentido de consolidar uma produção de conhecimento que lhe dá sustentação teórica emetodológica para intervir na realidade social de forma crítica e criativa, e que este processo de intervenção se faz respaldado em projeto ético e político, comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa.

Há que se considerar que as pesquisas em Serviço Social têm contribuído para avanços significativos em diferentes campos da ação profissional, noâmbito das políticas públicas, no enfrentamento das expressões da questão social em diferentes momentos históricos, na construção da proposta curricular e definição dos seus fundamentos teóricos e metodológicos, na consolidação do projeto ético-político profissional, entre outros aspectos.

O contexto de nossas inquietações e reflexões refere-se às décadas de 1980 e 1990. Os anos 80 marcam uma etapade amadurecimento da produção teórica profissional, já os anos 90 representam avanços quanto à consolidação do projeto ético-político da categoria, o que repercutiu nas proposições destinadas à formação profissional e no direcionamento social da mesma; aspectos essenciais para o desenvolvimento crítico, consolidação e reconstrução da própria natureza da atividade.

As décadas de 1980 e 1990marcam historicamente avanços e conquistas para o Serviço Social nos seus diferentes campos de ação, bem como em seu processo de constituir-se e de consolidar-se como espaço de produção de conhecimento, em seu próprio âmbito e frente às demais áreas de conhecimento, conforme sintetizado a seguir.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1. SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL

O ServiçoSocial no Brasil surge na década de 1930, na chamada “Era Getúlio Vargas”, vinculado a Igreja Católica.

Em conseqüência do êxodo rural, que obrigou muitas pessoas a abandonar o campo rumo à cidade pela carência de emprego resultante da desestruturação da agricultura. Deste modo a crescente migração era inevitável em razão da acelerada industrialização urbana que demandava mão-de-obraexcedente. Assim, a partir destes fatores: escassez de emprego no campo e crescimento da oferta de emprego na cidade se caracterizou um panorama que resultou na chegada numerosa de migrantes para o Distrito Federal.

Ainda nesse período, 1930, a economia brasileira passava por uma transição de agrário-exportadora para industrial. Nesse contexto ocorreu a construção de algumas indústrias, que...
tracking img