politica pulbica para atividade rural

558 palavras 3 páginas
PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO
DA AGRICULTURA FAMILIAR (PRONAF)

MICROCRÉDITO RURAL

Denominado programa foi instituído em 2000 no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, visando atender os agricultores de menor renda, ou seja, combater a pobreza rural. Permite o financiamento das atividades agropecuárias e não agropecuárias, podendo os créditos cobrirem qualquer atividade que possa gerar renda para a família atendida, pois valoriza o potencial produtivo deste público e permite estruturar e diversificar a unidade produtiva.

Os agricultores familiares que financiam suas atividades produtivas por meio deste programa têm acesso à assistência técnica no âmbito das parcerias celebradas entre a Secretaria de Agricultura Familiar – SAF, as instituições públicas e organizações não governamentais de extensão rural. Seu objetivo é assegurar a ampliação do atendimento desses agricultores de forma gratuita e em concordância com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Pnater.

Devido às barreiras encontradas pelos os micros empreendimentos no acesso ao crédito, os empreendedores acabam utilizando recursos oriundos de seus próprios lucros para se autofinanciarem, com isso muitos acabam fechando seu negócio por não obterem recursos para investir nas suas atividades. Por não terem garantias reais, gestão eficiente e registro muitos acabam ficando de fora do mercado.

O apoio aos pequenos empreendedores é uma das formas mais importantes e efetivas de incentivar o desenvolvimento local, a concessão de crédito para pequenos empreendimentos é uma das ferramentas fundamentais para dar condições ao desenvolvimento de novos negócios, emergentes ou não, que possam ser concretizados a partir de ideias preexistentes ou de oportunidades de negócios que surjam no mercado, promovendo a inclusão no mercado competitivo, ou seja, gerando o

Relacionados

  • Núcleo integrador
    11259 palavras | 46 páginas
  • trabalho decente
    62904 palavras | 252 páginas