Politica_primeirotrabalho

685 palavras 3 páginas
O mundo actual caracteriza-se por apresentar diferentes níveis de desenvolvimento.
Nem todos os países apresentam o mesmo nível de riqueza e de bem-estar da sua população.
Existem diferenças alarmantes entre os níveis de desenvolvimento, marcadas pelos valores dos indicadores que as identificam.
Há contrastes na distribuição dos indicadores demográficos ligados à satisfação das necessidades básicas da população tais como: ao acesso a água potável e ao saneamento, à saúde e assistência médica a nível mundial, à educação e instrução a nível mundial, à esperança média de vida, à taxa de mortalidade infantil.
Estes contrastes têm vindo a aumentar pese embora o esforço de algumas organizações como é o caso da Organização das Nações Unidas e das Organizações Não Governamentais.

Países desenvolvidos: situações de pobreza e de exclusão social

A situação de pobreza ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo se encontra num patamar cujo nível se situa abaixo do rendimento mínimo, que não lhe permite comprar os bens essenciais para a sua sobrevivência diária.
A pobreza pode manifestar-se por duas formas mais comuns: pobreza primária - quando o rendimento obtido permite apenas alcançar a manutenção mínima de sobrevivência, ainda que se situando ao mais baixo nível; a pobreza secundária – este ocorre quando o rendimento é suficiente para satisfazer as necessidades básicas, mas devido a má administração dos rendimentos, estas não são satisfeitas com um mínimo grau de realização desejável.
A pobreza que grassa a nível mundial não resulta apenas de uma só causa, mas sim de um conjunto de factores cujas origens são diversas: factores político-sociais - consistem particularmente em corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático e fraca igualdade de oportunidades (por exemplo, na existência de alguns governos não democráticos); factores económicos – materializam-se na exploração dos pobres pelos ricos e num sistema fiscal inadequado e

Relacionados