Politica Moteria Collor

2694 palavras 11 páginas
POLÍTICA MONETÁRIA

Em março de 1990, o Banco Central confiscou quase três quartos da poupança financeira por 18 meses, impôs o Imposto sobre Operações Financeiras (lOF) (de uma única vez) sobre o resgate das aplicações, reduziu o prazo de recolhimento do exigível compulsório de quinzenal para semanal (Circular nº 1601) e dividiu os bancos em dois grupos, visando o maior controle das reservas bancárias. Posteriormente, em face do aperto da liquidez resultante das medidas acima, a autoridade monetária cobriu as deficiências em cruzados das instituições financeiras nas reservas bancárias e abriu linha especial de crédito para o pagamento de salários (Resolução nº 1697). No entanto o rápido aumento da liquidez propiciado pela devolução legal e extra-legal da moeda confiscada levou o Conselho Monetário Nacional (CMN), já em maio, a estabelecer metas rígidas de expansão monetária, prevendo-se para o Ml (papel moeda em poder do público mais depósitos à vista) expansão nominal de 2% entre julho e setembro; 7% entre outubro e dezembro e; 0% entre janeiro e março de 1991. Para o M4 (Ml mais títulos públicos em poder do público, depósitos de poupança e títulos privados) ficou estabelecido 6,1% entre julho e setembro; 4,5% entre outubro e dezembro e; 0% entre janeiro e março de 1991.
Além do mais, o Banco Central reduziu o crédito ao consumo (Resolução n-1708, alterada pela de n-1715); voltou a realizar leilões formais de venda de Letras do Tesouro Nacional (LTNs), objetivando regular a liquidez (havia deixado de fazêlo em março); e extinguiu a garantia de recompra automática das posições diárias das instituições que operam no mercado aberto.
Em agosto de 1990, a autoridade monetária ampliou a base de recolhimento do compulsório sobre depósitos à vista, incluindo recursos de trânsito, cheques administrativos e as cobranças e as arrecadações de tributos (Circular n- 1805) e, elevou os encargos das das linhas de redesconto. Em janeiro de 1991, foram lançados no mercado

Relacionados