Politica monetária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Acadêmico de
Introdução a
Economia

TEMAS: Instrumentos de Políticas Monetárias e
Inflação

ACADÊMICO(S):


SEMESTRE: 1º A – Ciências Contábeis

Prof: Marcelo Rux

Brasília – DF
Setembro de 2011
1. Política Monetária

É o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preçospara garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros, as autoridades monetárias utilizam instrumentos de políticas monetárias.
Existem dois tipos de política monetária, a ativa e passiva:
Política monetária ativa: o BACEN controla a oferta de moeda e, nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demandade moeda.
Política monetária passiva: o BACEN visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para manter esta taxa de juros, ou seja, a oferta de moeda fica endogenamente determinada.

1.1 Autoridades Monetárias
(Instituições do Subsistema Normativo) é constituído pelo ConselhoMonetário Nacional, CMN, pelo Banco Central do Brasil, BACEN, e pela Comissão de Valores Mobiliários, CVM.
Conselho Monetário Nacional, é um órgão normativo por excelência. Não tem funções executivas. Fixa, em sentido abrangente, todas as diretrizes de atuação do setor financeiro, compatibilizando-as com o desempenho projetado para o setor real da economia. Atua como um conselho de politica econômica,procurando harmonizar as diretrizes para os mercados monetário, de crédito, de capital e cambial com as medidas adotadas em outros segmentos de ação do governo.
Suas funções:
• Adaptar o volume dos meios de pagamento às necessidades do setor real da economia e do processo de desenvolvimento;
• Regular o valor interno e externo da moeda;
• Orientar a aplicação dos recursos das instituiçõesfinanceiras;
• Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros;
• Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras e;
• Coordenar as politicas monetária, creditícia, cambial, fiscal e da dívida pública, interna e externa.
Banco Central do Brasil é o órgão executivo central do sistema financeiro do país. Faz cumprir as disposições do CMN. São de sua privativacompetência a emissão da moeda, a execução dos serviços do meio circulante, a execução das operações primárias do mercado monetário, e a fiscalização das instituições financeiras. O BACEN pode ser considerado:
• Bancos dos bancos: recebe, com exclusividade, os depósitos compulsórios dos bancos comerciais, fornece empréstimos de liquidez e redescontos para atender às necessidades imediatas dasinstituições financeiras e regulamenta o funcionamento dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.
• Superintendente do sistema financeiro nacional: fiscaliza e controla as atividades das instituições financeiras, concedendo autorização para o seu funcionamento e decretando intervenção ou liquidação extrajudicial.
• Executor da política monetária: regula a expansão dos meios depagamento, elaborando o orçamento monetário e utilizando os instrumentos de controle da liquidez da economia como um todo,
• Banco emissor: detém o monopólio de emissão da moeda e executa os serviços de saneamento do meio circulante.
• Banqueiro do governo: financia o Tesouro Nacional*, com a colocação de títulos públicos, administra a dívida pública interna e externa.
*Tesouro Nacional é o caixa doGoverno, ou seja, o órgão público responsável pelo gerenciamento da dívida pública do país.
Comissão de Valores Mobiliários é o mais recente órgão normativo do sistema financeiro nacional. Foi criada em 1976. Suas atribuições limitam-se ao mercado de capitais que são:
• Assegurar o funcionamento eficiente das bolsas de valores e das instituições auxiliares.
• Proteger os títulos de valores...
tracking img