Politica fiscal e politica monetaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Política Monetária

Definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo. Em outras palavras, sendo o controle do sistema bancário exercido por um governo na busca da estabilidade do valor da moeda, para evitar um balanço de pagamento (registro do todas as transações de caráter econômicasfinanceiras realizadas por residentes de um país com os residentes dos demais países) adverso, para obter o pleno emprego.

A política monetária pode ser aplicada através dos seguintes instrumentos básicos:

* Estruturas das taxas de juros;

* Controle dos movimentos do capital internacional;

* Emissões de moeda;

* Controle sobre os termos de compra e venda a prestação e controlesgerais ou seletivos sobre o crédito concedido por bancos e outras instituições financeiras sobre as emissões de capitais;

Exemplo de política monetária, quer dizer um mau exemplo de política monetária, é o que os Estados Unidos esta fazendo neste momento, inserindo mais e mais dólares no mercado, sem medir as conseqüências de seus atos, no que afetam aos vizinhos e ao meio ambiente o qualtodos compartilham. A política monetária tem como definida o controle da meda e da taxa de juros, tendo sentido de que os objetivos política econômica global e o governo sejam atingidos, ou seja, a política monetária, como sendo o controle do sistema bancário do governo tem que estar buscando a estabilidade da moeda. Enfim, o propósito da política monetária é o controle da oferta do dinheiro e docrédito.

Política Fiscal

Entende-se por política fiscal, a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos. Neste caso, o governo atua sobre o sistema tributário de forma alterar as despesas do setor privado. A arrecadação de impostos afeta o nível da demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança. Dado um nível de renda, quantomaiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto o consumo. Os gastos são diretamente um elemento da demanda; dessa forma, quanto maior o gasto público, maior a demanda e maior o produto. Assim, se a economia apresenta tendência para a queda no nível de atividade, o governo pode estimulá-la, cortando impostos ou elevando gastos. Pode ocorrer o inverso, caso o objeto seja diminuir onível de atividade.

Um exemplo de política Fiscal é o aumento dos gastos públicos: promove a política fiscal expansionista, pois estabelece novos empregos no governo. Isto é, aumenta a demanda por trabalho, o que pode diminuir a taxa de desemprego. Ao contrário, para frear a demanda, diminuímos os gastos, como menos investimentos públicos e cortes nas transferências unilaterais. Diminuição da cargatributária é uma política fiscal expansionista, pois estimula as despesas de consumo e investimento. O inverso reduz o poder de compra, e com isso diminui a demanda agregada.

Estímulo às exportações, elevando a demanda externa dos produtos · Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.

http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-politica-monetaria.htmlhttp://www.carlosescossia.com/2009/09/carlos-escossia-entende-se-por-politica.html

Conceito
 
Etimologicamente, o termo moeda, como expressa Scheiner (2005, n.p.), se atribui ao latim moneta, ou seja, o lugar onde se cunhavam moedas em Roma, no templo Juno Moneta.
Segundo Vasconcellos e Garcia (2005, p. 139)  “é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar astransações econômicas, para pagamento de bens ou serviços.”
Por outro lado, duas teorias distinguem-se na conceituação da moeda: a metalista e a nominalista.  No conceito metalista, a moeda é tida como mercadoria, devendo ser de metal fino e produzida como qualquer outra mercadoria. Para esse realismo monetário, os saldos comerciais e a produção do metal fino é que determinam a quantidade de...
tracking img