Politica externa portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objectivos e acções na politica externa portuguesa

Objectivos/valores:

Segurança

Enquanto membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Portugaldemonstrou sempre o seu empenho na Aliança e na defesa dos valores e espaço.
A contribuição nacional para a OTAN cresceu significativamente nas últimas duas décadas, tendo as Forças Armadas portuguesasparticipado em diversas missões da Aliança. Actualmente, Portugal participa nas operações OTAN no Kosovo , no Afeganistão e no Mediterrâneo
Pelo papel determinante que tem na segurança e defesanacional, a NATO manter-se-á como uma das prioridades da nossa política externa. Dessa forma, Portugal pretende manter uma participação activa na Aliança.
Implicações da ratificação do Tratado de Lisboana Estratégia Europeia de Segurança – desenvolvimentos e opções para Portugal;

Autonomia

Visita de José Sócrates ao Magrebe, a visita que visava assinalar uma nova prioridade da políticaexterna portuguesa. A dependência energética nacional e a proximidade geográfica entre esta região e Portugal fazem com que esta seja uma opção óbvia, defendida por alguns desde há muito tempo mas que,não obstante, não tem tido grande acolhimento nas Necessidades.
Portugal encontra-se na linha da frente da inovação e utilização de energias renováveis, e como tal esta poderá ser uma área deinteresse para este país que, não obstante serem exportadores de energia, são-no de fontes esgotáveis, pelo que  o seu futuro energético passará, igualmente, pelas energias renováveis.

Bem-estarEm Outubro de 2008, realizou se Cimeira em Salvador da Bahia; a nível económico, o investimento directo português no Brasil cresceu substancialmente e assiste-se igualmente a um contínuocrescimento das trocas comerciais bilaterais; na vertente cultural são exemplos marcantes a promoção conjunta da língua portuguesa no mundo.
Portugal tem subscrito, em diversos fóruns internacionais, em...
tracking img