Polis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Curso prático e elementar, para trabalhadores, estudantes, políticos, donas-de-casa e o povo em geral”. É nesse tom convidativo e popular que João Ubaldo Ribeiro inicia seu livro Política: quemmanda, por que manda, como manda (1986), cujo objetivo central é divulgar em linguagem acessível ao grande público os conceitos básicos da política. O autor é mais conhecido pela sua atuação comoromancista, que lhe granjeou uma cadeira da Academia Brasileira de Letras, porém possui formação em ciência política, tendo sido professor da Universidade Federal da Bahia.
A prosa gostosa do literatocombina-se com a riqueza de conteúdo do acadêmico para fazer um livro ímpar, necessário, invariavelmente atual, sobretudo em tempos de descrédito preocupantemente generalizado em relação à esfera políticaentre a população brasileira. A atitude fatalista, desinteressada e apática é justamente a pior alternativa para contornar a crise política nacional, pois interessa aos donos do poder. Conforme insisteo autor, não há atitude apolítica, de modo que estamos sempre envolvidos em algum tipo de escolha ideológica. Vale lembrar as palavras de Max Weber: “Neutro é aquele que já optou pelo lado do maisforte”.
Para um país em que a democracia sempre foi um mal-entendido, como dizia Sérgio Buarque de Holanda, nada mais apropriado do que começar o livro definindo a própria política e como ela dizrespeito a todos e a cada um de nós. Afinal, trata-se de pressupostos básicos para o bom andamento de qualquer regime democrático. Seguem-se, então, alguns capítulos sobre o Estado: seu surgimento, suasatribuições, sua relação com a nação, com a violência e com os indivíduos.
Depois, o autor trata das democracias e ditaduras e nos ensina que o limite entre uma e outra pode ser bastante tênue, namedida em que raros são os regimes que se afirmam autoritários explicitamente. No plano do discurso todos são democráticos. Os EUA se dizem democráticos, tal qual a extinta URSS se declarava. Não...
tracking img