Poliomielte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Poliomielite no Brasil**
A poliomielite é uma doença conhecida desde a antiguidade, porém foi somente no final do século XIX que a doença paralítica foi reconhecida como um problemasignificante, quando as epidemias começaram a aparecer no norte da Europa. A nomenclatura Poliomielite tem origem greco-latina, a saber “(pólios)” = cinzento, “(mielos)” = medula e “ite” = inflamação
   Os primeiros relatos de casos de poliomielite no Brasil foram feitos no início de 1911, em São Paulo, pelo Dr. Luiz Hoppe, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e no Rio de Janeiro, pelo Dr.Oswaldo Oliveira, do Hospital Misericórdia. A primeira descrição de um surto de poliomielite no país foi feita também, em 1911, pelo Dr. Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, e um segundo registro desurto no país, em 1917, pelo Dr. Francisco de Salles Gomes, em Americana, no Estado de São Paulo.
O que é a Poliomielite**
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causadapelo poliovírus que pode infectar crianças e adulta é uma doença viral, causada Na maioria dos casos, a doença não evolui, não atingindo o sistema nervoso. Nesses casos, os sintomas desaparecem em umasemana e a doença é chamada de Poliomielite abortiva ou Doença menor.
Poliovírus**
Poliomielite é uma doença causada pelo poliovirus, que é um virus formado por uma cadeia simples de RNA do gêneroEnterovírus, da família Picornaviridae. Tem três sorotipos - 1, 2 e 3.
.
O poliovirus é um virus com alta infectividade, ou seja, ele rapidamente penetra no corpo do hospedeiro (doente) e semultiplica em 100% dos casos. Mas somente de 0,1% a 2,0% dos infectados desenvolvem a forma paralítica da doença. Isso significa que a capacidade do vírus de causar uma forma importante (com paralisia) dadoença é pequena. A gravidade da doença é maior quando o vírus contamina adolescente ou adulto.

1. O poliovirus se aproxima da célula pela corrente sanguínea
2. Os receptores da célula nervosa...
tracking img