Poliomielite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Poliomielite
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Poliomyelitis
Aviso médico

Classificação e recursos externos

A vacinação em gotas para crianças é conhecida como vacina Sabin.
CID-10
A80., B91.

CID-9
045, 138

DiseasesDB
10209

MedlinePlus
001402

MeSH
C02.182.600.700

A Poliomielite, também conhecida como Pólio, é uma doença viralaltamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas.[1] Causa paralisia e deformações no corpo. Está sendo erradicada em todo mundo com graças a campanhas devacinação. Poliós (πολιός) significa cinza, myelós (µυελός) se refere à espinal medula e o sufixo -ite é usado para inflamações.[2]
Índice
[esconder]
• 1 Vírus da Poliomielite
• 2 Epidemiologia
• 3 Progressão e sintomas
• 4 Diagnóstico e tratamento
• 5 História
• 6 Ver também
• 7 Ligações externas
• 8 Referências

[editar] Vírus da Poliomielite


Vírus da Poliomielite aoMicroscópio Eletrônico
• Grupo: Grupo IV ((+)ssRNA)
• Família: Picornaviridae
• Género: Enterovirus
• Espécie: Enterovirus poliovirus
O poliovírus é um enterovírus, com genoma de RNA simples (unicatenar) de sentido positivo (serve diretamente como RNAm para a síntese proteica). Existem três sorotipos, distintos imunologicamente, mas idênticos nas manifestações clínicas, excetos 85% dos casos depoliomielite paralítica (o mais grave tipo) que são causados pelo sorotipo 1.
O vírus não tem envelope bilipídico, é recoberto apenas pelo capsídeo e é extremamente resistente às condições externas. Existem 3 tipos de antígenos de poliovírus diferentes identificados em laboratório.
[editar] Epidemiologia
É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos, como a transmissãodo poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através da ingestão de água e alimentos contaminados, o que é crítico em situações nas quais as condições sanitárias e de higiene são inadequadas.
Crianças de pouca idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de rios e plantações.
Todosos doentes, assintomáticos ou sintomáticos, expulsam grande quantidade de vírus infecciosos nas fezes, até cerca de três semanas depois da infecção do indivíduo.
Os seres humanos são os únicos atingidos e os únicos reservatórios, portanto a vacinação universal pode erradicar essa doença completamente.
[editar] Progressão e sintomas


Sequelas de Poliomielite Paralítica na perna direita decriança
O período entre a infecção com o poliovírus e o início dos sintomas (incubação) varia de 3 a 35 dias. A descrição seguinte refere-se à poliomielite maior, paralítica, mas esta corresponde a uma minoria dos casos. Na maioria o sistema imunológico destrói o vírus em alguma fase antes da paralisia (ver mais à frente).
A infecção é oral e há invasão e multiplicação do tecido linfático dafaringe (tonsilas ou amígdalas). Ele é daí ingerido e sobrevive ao suco gástrico, invadindo os enterócitos do intestino a partir do lúmen e aí multiplicando-se. As manifestações iniciais são parecidas com as de outras doenças virais. Podem ser semelhantes às infecções respiratórias (febre e dor de garganta, gripe) ou gastrointestinais (náuseas, vômitos, dor abdominal). Em seguida dissemina-se pelacorrente sangüínea e vai infectar por essa via os órgãos. Os mais atingidos são o sistema nervoso incluindo cérebro, coração e o fígado. A multiplicação nas células do sistema nervoso (encefalite) pode ocasionar a destruição de neurônios motores, o que resulta em paralisia flácida dos músculos por eles inervados.
As manifestações clínicas da infecção são variadas e podem ser descritas em quatro...
tracking img