Poliomielite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição
Doença infecciosa, contagiosa  e aguda que ataca preferencialmente crianças. É causada por um vírus pertencente ao grupo dosenterovírus (vírus intestinais), os vírus da póliosão neurotrópicos ( atingem células nervosas). Ë uma doença que causa deformidades principalmente no aparelho locomotor. É uma doença polimorfa (variedade de sintomas)  e de difícil diagnóstico precoce. 
Com avacinação em massa,  a Poliomielite no Brasil é considerada praticamente uma doença erradicada.  Quando se tem a Poliomielite não necessariamente se adquire imunidade definitiva, pois existem 3 tipos devírus, e o indivíduo que teve a doença foi imunizado apenas contra um só tipo de vírus.
Sinais e sintomas
Na Poliomielite não-paralítica, frusta  ou forma inaparente a doença é confundida com umaforte gripe que passa sem deixar seqüelas.  Na fase inicial do tipo paralítica espinhal, bulbar ou polioencefalite os sintomas são parecidos com uma gripe que desaparecem em alguns dias, mas que depoisreaparecerem  já com sintomas  característicos da doença na forma paralítica, ou em outros casos a paralisia aparece em questões de horas, logo na fase inicial da doença, um exemplo: o paciente acordapela manhã,  mas não consegue se levantar, ou não consegue ficar em pé.
período prodrômico:
cefaléia; coriza;
espirros; febre baixa;
fraqueza; astenia;
mal-estar geral.
período agudo:
doresmusculares principalmente na área dorsal;
mal-estar geral;
cefaléia;  febre;
rigidez da nuca e das costas;
tremor; dor no pescoço;
mialgias; vômitos;
torpor; dor no peito;
irritabilidade;
perda deapetite.
período grave:
dificuldade de locomoções bruscas, quando a criança acorda  já não consegue se levantar da cama ou não consegue ficar em pé;
dificuldade  de respiração;
dificuldade dedeglutição;
espasmos musculares localizados;
fadiga muscular.
logo após esses sintomas aparecem  as paralisias:
paralisia dos músculos respiratórios (intercostais e/ou diafragma) é grave e deve...
tracking img