Poliniza o e Fertiliza o de culturas perenes e semi

261 palavras 2 páginas
Polinização e Fertilização de culturas perenes e semi-perenes

Polinização:
A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigma da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).
Como ocorre a polinização?
A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais, esses fatores pode ser: vento (Anemofilia), água (Hidrofilia); insetos (Entomofilia), morcegos (Quiropterofilia), aves (Ornitofilia).
Para atrair os agentes polinizadores bióticos as espécies vegetais oferecem recompensas, pólen, néctar, óleos ou mesmo odores, utilizadas na alimentação ou reprodução dos animais. Contudo, nem todos os animais que procuram as recompensas atuam como polinizadores efetivos, muitos visitantes são apenas pilhadores oportunistas, que roubam a recompensa sem exibir um comportamento adequado para realizar uma polinização eficiente.
Anos de co-evolução entre planta e agente polinizador, favoreceram umas adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamental, que algumas vezes tiveram como conseqüência uma dependência tão estreita que a extinção de um leva a extinção do outro.
Fertilização:
Após a polinização, há fusão de gametas masculinos e femininos (fertilização). Os grãos de pólen começam a germinação em resposta a uma substância açucarada secretada pelo estigma.
Agora, de cada pólen, cresce um tubo polínico que tenta penetrar no ovário para fundir os masculinos com o feminino (óvulo).
Trabalho de Produção Vegetal III

Tema: Polinização e fertilização de culturas perenes e semi-perenes.

Professor: Fernando Galoro Delavale

Nome: Eduardo H. N°: 07 Celso R. N°: 05

Relacionados