Poliniza O E Dispers O De Sementes

1705 palavras 7 páginas
POLINIZAÇÃO E DISPERSÃO DE SEMENTES

Recuperação de Área Degrada
Bacharelado em Engenharia Ambiental
Prof.: Brício Marcelino

Instituto Federal Fluminense
Curso: Bacharelado em Engenharia Ambiental
Disciplina: Recuperação de área degrada - 8º período
Prof.: Brício Marcelino

POLINIZAÇÃO E DISPERSÃO DE SEMENTES

Campos dos Goytacazes
2015.1
Resumo
A polinização é um fenômeno essencial para a manutenção da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies. A dispersão de sementes é um processo chave na vida das plantas por representar a ponte que une a polinização com o recrutamento que levará ao estabelecimento de novas plantas adultas (Harper, 1977). Entre os agentes polinizadores, estão os insetos com destaque para as abelhas, que realizam com as plantas uma relação mutualística. Porém, a falta de informação sobre a relação supracitada dos insetos e plantas, vem causando a redução drástica desses agentes, comprometendo a biodiversidade da flora.
Palavras chave: polinização, dispersão de sementes, agentes polinizadores, abelhas, relação mutualística.
Introdução
O reino Plantae esta presente desde os primórdios da Terra em constante evolução até os dias atuais, sendo de grande importância para vida terrestre. As plantas produtoras de sementes apareceram por volta de trezentos e cinquenta milhões de anos atrás, e esse fato foi de extrema importância para que elas disseminassem por longas distâncias, a partir de um processo chamado dispersão de sementes, que falaremos mais à frente. Essas sementes são geradas a partir do processo de da fecundação dos gametas femininos e masculinos, onde são gerados frutos, em sua maioria.
Polinização
A polinização é o ato sexual entre as plantas espermatófitas. Onde o gameta masculino, que chamamos de pólen, presentes nas anteras das flores, encontram o gameta feminino, presente no receptor feminino, o estigma. Esse processo de transferência pode ocorrer de uma flor

Relacionados