Polimielite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUIÇÃO
NOME DO ALUNO OU EQUIPE







POLIOMIELITE



























LOCAL
ANO
NOME DO ALUNO OU EQUIPE











POLIOMIELITE
Trabalho apresentado à _________ao curso de __________, como requisito parcial de avaliação da disciplina_________ sob orientação da Professora _______________.


























LOCAL
ANO
1. DESCRIÇÃO
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evoluçãodesta manifestação, freqüentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvidapelos três níveis do Sistema Único de Saúde.


2. AGENTE ETIOLÓGICO
Os poliovírus pertencem ao gênero enterovírus, da família Picornaviridae, e apresentam três sorotipos: I, II e III.
Os três sorotipos do poliovírus, I, II e III, provocam paralisia, sendo que o tipo I é o isolado com maior freqüência nos casos com paralisia, seguido do tipo III. O sorotipo II apresenta maiorimunogenicidade, seguido pelos sorotipos I e III. A imunidade é específica para cada sorotipo.
Possui alta infectividade, ou seja, a capacidade de se alojar e multiplicar no hospedeiro são de 100%; Possui baixa patogenidade dos infectados desenvolver a forma paralítica, ou seja, tem baixa capacidade de induzir doença.


3. MODO DE TRANSMISSÃO
A transmissão ocorre principalmentepor contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas de muco da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar), 1 a 2 semanas após a infecção. As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus, 1 a 6semanas após a infecção.
3.1 Períodos de Incubação
O período de incubação é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias.
3.2 Períodos de Susceptibilidade e Imunidade
Todas as pessoas não imunizadas são susceptíveis de contrair a doença. A infecção natural ou a vacinação conferem imunidade duradoura, tipo-específico (ou seja, de acordo Secretaria de Vigilânciaem Saúde / MS Poliomielite com o poliovírus responsável pelo estímulo antigênico). Contudo, embora não desenvolvendo a doença, as pessoas imunes podem reinfectar-se e eliminar o poliovírus, ainda que em menor quantidade e por um período menor de tempo. Esta reinfecção é mais comum pelos tipos 1 e 3.
O recém-nascido é provido de anticorpos séricos maternos da classe IgG transferidos, da mãesensibilizada, para o feto por via placentária, que conferem proteção transitória à criança nos primeiros meses de vida extra-uterina.


4. SINAIS E SINTOMAS
Na anamnese e exame físico devem ser observados os sinais e sintomas como febre, alterações gastrointestinais, rigidez de nuca, reflexos tendinosos que podem estar inicialmente hiperativos e, em seguida, rapidamente abolidos,com sensibilidade preservada; paresias ou paralisias assimétricas de instalação rápida, multifocal ou "salpicada", acometendo alguns grupos de músculos, com predileção pelos membros inferiores.
4.1 Manifestações clínicas
As manifestações clínicas devidas à infecção pelo poliovírus são, em sua maioria, infecções inaparentes (90% a 95%). No entanto, em 1%-1,6% dos casos a doença...
tracking img