Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Resumo 1

Introdução 2

1. Características 3

1.1 Polietileno 3

2. Tipos de Polímeros: Sintéticos x Natural 3

3. Polimerização 4

3.1 Tipos de polimerização 5
3.1.1 Polimerização por Adição 5
3.1.2 Polimerização por condensação 6

4. Polímeros Inorgânicos 7

5. Uma nova classe de polímeros 7

6. O uso de polímeros naEngenharia Civil 8

6.1 Impermeabilizantes 9

6.1.1 Manta Asfaltica 9

6.1.2 Manta líquida 9

6.1.3 Argamassa impermeabilizante 10

6.1.4 Epoxi 10

7. Concreto polimérico 10

Imagens 12

Conclusão 18

Bibliografia 19

















Resumo




Polímeros são substancias formadas por macromoléculas através de uma reação depolimerização, onde a composição é feita por vários segmentos idênticos. As cadeias dos polímeros costumam ser gigantes, talvez as maiores da química. Toda vez que moléculas sofrem reações químicas que fazem com que elas se liguem repetidas vezes por meio de ligações covalentes fortes, teremos a formação de um polímero.

Os polímeros fazem parte da vida moderna do século XXI. Grande parte doconforto que usufruímos hoje se deve a existência de polímeros. Eles estão presentes em quase tudo o que fazemos ou temos, na forma de painéis, estofados, acessórios, impermeabilizantes, eletrodoméstico e muitos outros.

No início, os plásticos substituíam somente a madeira, mas na década de 60, com a sua introdução no mercado de embalagens, vieram a substituir o vidro e o papelão. Somente na décadade 70 que vieram as substituições mais significativas, principalmente no campo dos metais, com maior ênfase nas ligas leves. Desde a década de 80 as substituições têm sido cada vez maiores e mais importantes, seja do ponto de vista técnico ou comercial.

Hoje, estes polímeros são empregados em qualquer área de atuação, e principalmente na construção civil, na forma de impermeabilizantes, tubospara canalização de água e ferramentas.



















Introdução


Cada pessoa tem sua própria ideia do que vem a ser um polímero. Se pedirmos um exemplo, algumas pessoas citariam as películas moles e flexíveis dos saquinhos de lixo e de supermercado – polietileno; outras se lembraram de brinquedos plásticos quebradiços – poliestireno; outras mais, dos tubos e dasconexões de PVC – policloreto de vinila; e outro grupo poderá citar garrafas de refrigerante PET – polietileno tereftalato.

Esses poucos exemplos nos mostram a grande diversidade de plásticos existentes e algumas das diferentes propriedades que apresentam. Na verdade, há plásticos que são resistentes aos impactos ou quebradiços, transparentes ou translúcidos, flexíveis ou rígidos,inflamáveis ou resistentes ao fogo, isolantes elétricos ou condutores e muito mais. Porem, todos possuem uma característica em comum, a baixa densidade, que se encontra entre 0,9g.mL-1 e 1,5g.mL-1, o que é bem inferior a materiais como o aço inox ≈ 3,4.mL-1; alumínio ≈ 2,7g.mL-1; cimento ≈ 3,4g.mL-1; vidro ≈ 2,6g.mL-1.

O plástico, na verdade, faz parte de um conjunto maior de substancias queconhecemos por polímeros ou macromoléculas (Imagem 01).

A imensidão do conjunto de materiais poliméricos inclui, resina, borrachas naturais e sintéticas, fibras naturais e sintéticas, madeira, couro e outros. Até mesmo materiais como cimento, alguns tipos de rochas e argila são macromoléculas, embora, muitas vezes, não recebem esse status classificatório.


CaracterísticasUm polímero é uma substancia formada por vários segmentos idênticos, por esse motivo, fica fácil de reconhecê-los a partir de sua formula, bastando para isso observar se sua representação mostra uma longa cadeia molecular formada por repetição de uma quantidade enorme de pequenas partes iguais. As unidades repetidas de um polímero são chamadas de monômeros e se repetem em sequência com...
tracking img