Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO
Decretos Estaduais n.º 9.843/66 e n.º 16.719/74 e Parecer CEE/MG n.º 99/93
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE
Recredenciamento e-MEC 200901929

POLÍMEROS
BRUNO RICARDO DUARTE
DALILA S. MACIEL
GERALDO A ALVES
LEONARDO GOMES
MARCELO LUIZ
RAFAEL
ROGÉRIO ERNESTO
VALDEMAR SOUZA

Betim – MG
2011
BRUNO RICARDO DUARTE
DALILA S. MACIELGERALDO A ALVES
LEONARDO GOMES
MARCELO LUIZ
RAFAEL
ROGÉRIO ERNESTO
VALDEMAR SOUZA

POLÍMEROS

Trabalho de resumo crítico apresentado ao curso Química industrial I da Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR, como requisito parcial à obtenção do grau de Tecnólogo.

Orientador
Prof. Andreza Barbosa

Betim - MG
2011
Introdução

Polimeros
A palavra polimerovem do Grego polumeres, que significa muitas partes.
Poli= Varios
Meros= Partes
Os polímeros correspondem ao agrupamento de monômeros, que quando ligado a outros formam macromoléculas, que são denominados de polímeros, e a reação que é formada chama-se polimerização.
Os polimeros são materiais que podem ser orgânicos e inorgânicos.
Existem polímeros artificiais e os naturais (Proteínas,Celulose, Amidos etc.), mas vamos falar somente dos artificiais, ou seja, os sintéticos que são os mais usados na indústria e teve a sua evidencia a partir do século XX.
Os polimeros sintéticos estão divididos em dois tipos diferentes, os de Adição e os de condensação.
Os de adição: É quando substancias usada na geração de polimeros, manifesta de forma obrigatória uma ligação dupla entrecarbonos.
Os de condensação: são gerados quase sempre através da reação por meio de dois monômeros distintos e com a eliminação de pequenas moléculas.
O eteno (etileno) é matéria-prima para a produção de polímeros como o polietileno tereftalado (PET) e o policloreto de vinila (PVC), que por sua vez são fornecidos para as indústrias transformadoras de plástico, para as mais diversas aplicações."Através de reatores de polimerização, as moléculas de eteno reagem, se juntam e formam as cadeias de polímeros"

Polímeros – o que são:
Polímeros são macromoléculas formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas covalentemente. Se somente uma espécie de monômero está presente na estrutura do polímero, este é chamado de homopolímero. Se espécies diferentes demonômeros são empregadas, o polímero recebe a denominação de copolímero.
Dependendo da natureza química dos monômeros e da técnica empregada para a polimerização, os polímeros podem exibir diferentes tipos de arquiteturas. Os mais comuns são os de estrutura linear, ramificada ou em rede.
Todos os plásticos são polímeros, mas nem todos os polímeros são plásticos. Alguns polímeros conhecidosque não são plásticos são os amidos (polímeros dos açúcares), proteínas (polímeros dos aminoácidos) e DNA (polímeros dos nucleotídeos; O diagrama simplificado abaixo demonstra a relação entre monômeros e polímeros. Monômeros idênticos podem combinar entre si para formar homopolímeros, que podem ser cadeias comuns ou ramificadas. Monômeros diferentes podem combinar entre si para formarcopolímeros, que também podem ser ramificados ou comuns.



Quais os tipos:
Polímeros biológicos fundamentam a existência da vida, e existem desde o surgimento da primeira célula na superfície da terra. Os polímeros naturais têm sido empregados pelo homem desde os mais remotos tempos: asfalto era utilizado em tempos pré-bíblicos; âmbar já era conhecido pelos gregos e a goma pelos romanos. Ospolímeros sintéticos, porém, somente surgiram no último século.
Os polímeros podem também ser classificados pelo tipo de reação que lhe deu origem. A essas reações chamamos polimerização.

Polímeros de Adição – termoplásticos (homopolímeros):
Esse tipo de polímero é formado pela adição de moléculas de um só monômero.

Polietileno polipropileno poliestireno...
tracking img