Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO INSTITUTO FRANCISCO DE ASSIS
ENSINO MÉDIO
QUIMICA
Adriano Justino n°01
Nátalia Gonçalves n° 23
Rebeca Neres n°31

Polímeros
Naturais e sintéticos

Itumbiara
2012

COLÉGIO INSTITUTO FRANCISCO DE ASSIS
ENSINO MÉDIO
QUIMICA


Polímeros
Naturais e sintéticos

Itumbiara
2012

Polímeros

 O QUE SÃO POLÍMEROS?

Os polímeros são compostos químicos de elevadamassa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Tratam de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monómeros, mas em maior quantidade, . Poli = muitos +meros = partes.

POLÍMEROS NATURAIS

São aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. São úteis na fabricação de diversos materiais como papel, pneus, etc. Como se sabe, proteínas e polissacarídeos estão presentes nos alimentos que ingerimos.
Ex:
Estrutura da Celulose

O glicogênio é considerado umpolissacarídeo da reserva animal, presente nos tecidos (músculos e no fígado).A celulose é o polissacarídeo mais abundante na natureza, sendo este o componente estrutural mais importante dos vegetais. Ex.: Madeira seca – 50% de celulose; Algodão e Linho – forma natural mais pura da celulose (95%).

PROTEÍNAS e POLIPEPTÍDEOS
São polímeros formados a partir da condensação de aminoácidos e estãopresentes em todas as células vivas. Algumas proteínas fazem parte da estrutura dos organismos como fibras musculares, cabelo e pele. Outras funcionam como catalisadores nas reações que ocorrem nos organismos e, nesse caso, são denominadas enzimas.
As proteínas são constituídas pela interação de 20 aminoácidos, sendo que 8 desses são essenciais ao organismo humano que não é capaz desintetizá-los.Por isso, esses aminoácidos devem ser ingeridos durante o consumo de alimentos, como: ovos, carne vermelha e branca, arroz, milho e trigo.
Exemplo:

Polímeros Sintéticos
Os polímeros sintéticos, ou seja, produzidos de forma artificial, começaram a ser desenvolvidos no fim do século XIX e podem ser classificados basicamente em polímeros de adição e polímeros de condensação. Os de adiçãosão mais simples, em que a macromolécula é a “soma” de monômeros, todos iguais entre si; já os de condensação são obtidos geralmente através da reação de dois monômeros, em que há a eliminação de uma substância mais simples como, por exemplo, a água (H2O).
Os polímeros sintéticos estão divididos em dois tipos diferentes, denominados polímeros de adição e condensação. 

Os polímerosde adição: quando as substâncias usadas na geração de polímeros manifestam de forma obrigatória uma ligação dupla entre os carbonos. Ao momento que ocorre a polimerização, acontece a quebra da ligação do π e também a geração de duas novas ligações simples. 

Os polímeros de condensação: são gerados quase sempre através da reação, por meio de dois monômeros distintos e com a extinçãode pequenas moléculas. Nessa modalidade de polimerização, os monômeros não necessitam demonstrar ligações duplas por meio dos carbonos, no entanto, é extremamente necessária a presença de dois tipos de grupos funcionais distintos. 

Com o polímero sintético é possível fabricar vários objetos, dentre eles: sacolas plásticas, pára-choque de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes,mantas, colas, tintas e chicletes. 

No nosso cotidiano, é constante a presença de polímeros sintéticos. Veja alguns exemplos da utilização dos Polímeros Sintéticos.
Plásticos
A ideia de polímeros sintéticos está intimamente relacionada à ideia de plásticos. No nosso dia a dia eles são encontrados em forma rígida, nas garrafas, jarros, brinquedos, peças de automóveis e eletrodomésticos; em...
tracking img