Poligamia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A poligamia é um tipo de união praticado e legalizado em vários países ao redor do mundo. No Brasil, esta prática é considerada crime. Sendo considerada como novocasamento de uma pessoa casada. Em algumas religiões, como o Islamismo, a prática da poligamia se institue em seus hábitos e cultura. Seguindo este raciocínio, ospraticantes de taís religiões que se adeptão a polígamia estão quebrando leis brasileiras. Além disso, não tem sua união formalize legalmente, causando que essesindivíduos não tenham os mesmos direitos de um casal formado apenas por um homem e uma mulher.

Essa discussão pode ser agregada no mesmo patamar com a do casamento gay, ouuniões homoafetivos. Em alguns estados, como a Bahia e São Paulo, casais homosexuais podem oficializar suas uniões legalmente e obter os mesmos direitos de um casalheterosexual. Para a poligamia, a mesma regra deveria ser seguida. Desde que todas as partes do núcleo familiar, tenham atingido a maioridade e estejam de acordo com aunião, não há motivos para que o direito julgue o relacionamento dessas pessoas.

Além de infringir na liberdade de expressão religiosa, a criminalização dapolígamia também quebra o direito individual dos cidadãos brasileiros. Se um trio constituido por dois homens e uma mulher, decidem morar sobre o mesmo teto, criar filhos eter uma união estável continua entre eles, quem somos nós, meros observadores e julgadores de fora para dizer que o que este trio não pode ser considerado umainstituição famíliar? O Estado não pode dizer quem é habito ou não há obter esses direitos quando a prática não feri nenhum dos integrantes desse núcleo familiar.
tracking img