Polietireno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Histórico

Por volta dos anos 30, nasceu o poliestireno, que tem como material base a eteno e o benzeno. Sua produção comercial só foi iniciada em 1936, na Alemanha. Em 1949 foi inaugurada a primeira fábrica de poliestireno, a Bakol S.A, em São Paulo. Logo foi iniciada a produção comercial do poliestireno de alto impacto.
No início dos anos 60, F.H. Lambert desenvolveu o processo paramoldagem de poliestireno expandido. O plástico substitui com vantagens uma série de matérias-primas utilizadas pelo homem há milhares de anos, como vidro, madeira, algodão, celulose e metais. Além disso, ao substituir matérias-primas de origem animal, como couro, lã e marfim, possibilitou o acesso a bens de consumo pela população de baixa renda.

2- Introdução

O poliestireno de sigla PS é umaresina do grupo do stermoplástico, polimérica muito aplicada no mercado, pois é transparente e relativamente econômica, mas não é indicada para aplicações com muita exposição a radiações luminosas, já que é muito susceptível a intemperismos, não sendo recomendada para aplicações com excessiva exposição. O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno. Suacaracterística reside na sua fácil flexibilidade ou modabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa. É a matéria prima dos copos descartáveis, de várias outras peças de uso doméstico, além de embalagens.
O poliestireno expandido de sigla EPS, mais conhecido no Brasil pelos nomes comerciais isopor e estiropor, é um plástico celular e rígido com variedade de formas eaplicações, e que se apresenta como uma espuma moldada constituída por um aglomerado de grânulos. É bastante utilizado em construção civil e na confecção de caixas térmicas para armazenamento de bebidas e alimentos, além disso, é utilizado em eletrotécnica, objetos de consumo, vernizes de resina, bijuteria e no fabrico de plástico celular. Para sua produção, a matéria prima passa por um processo detransformação física constituída de três etapas: pré-expansão, armazenamento intermediário e moldagem.

3 – Processos de Transformação Física Poliestireno Expandido

- Pré-expansão: A expansão do poliestireno (PS) expansível é efetuada numa primeira fase num pré-expansor através de aquecimento por contato com vapor de água. O agente expansor incha o PS para um volume cerca de 50 vezes maior dooriginal. Daí resulta um granulado de partículas de isopor constituídas por pequenas células fechadas, que é armazenado para estabilização.
- Armazenamento Intermediário: O armazenamento é necessário para permitir a posterior transformação do isopor. Durante esta fase de estabilização, o granulado de isopor arrefece o que cria uma depressão no interior das células. Ao longo deste processo oespaço dentro das células é preenchido pelo ar circundante.
- A moldagem: O granulado estabilizado é introduzido em moldes e novamente exposto a vapor de água, o que provoca a soldadura do mesmo; assim obtém-se um material expandido, que é rijo e contém uma grande quantidade de ar.
4 – Processos de Transformação Poliestireno

- Extrusão: Processo de transformação de termoplásticos que consisteem empurrar o material a ser moldado através de uma matriz de extrusão. Os materiais plásticos são misturados conforme o produto final a ser fabricado, e colocados na extrusora que irá empurrá-los até a matriz de extrusão. A extrusora é uma máquina que, como princípio geral, possui uma entrada de material chamada de funil de alimentação, vindo em seguida um corpo formado por um cilindro, dentrodo qual gira um parafuso sem fim e uma cabeça que serve de suporte para a matriz de extrusão. Pode se fazer com que o termoplástico, na saída da extrusora, passe por cilindros de gravação onde receberão o acabamento necessário a sua utilização. Na maioria das vezes, o produto final é cortado ou enrolado.

- Sopro: A principal utilização deste processo se encontra na fabricação de garrafas e...
tracking img