Polietileno de alta densidade (pead)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FUMEC
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS:
UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E CONSUMO ENERGÉTICO NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS-
POLIETINELO DE ALTA DENSIDADE (PEAD)

Belo Horizonte
2010

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS:
UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E CONSUMO ENERGÉTICO NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS-
POLIETINELO DE ALTA DENSIDADE (PEAD)

Trabalhoacadêmico apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, à disciplina Tecnologia dos Materiais do curso de graduação em Engenharia Bioenergética.
Professor:

Belo Horizonte
2010

RESUMO


No presente trabalho buscou-se abordar sobre o Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e seu uso como agregado na construção civil. Para isso, foram feitas pesquisas sobre o mesmo edesenvolvidos ensaios em laboratório para testar a carga de ruptura do concreto utilizando o PEAD como agregado graúdo.
O trabalho é dirigido para avaliação oral e escrita pelo professor do curso de Tecnologia dos Materiais.

Palavras-chave: Polietileno de Alta Densidade, PEAD, Plástico Rígido, Fontes Alternativas de Agregados para Concreto, Reciclagem do PEAD.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 2
2. PLÁSTICOS 2
2.1. História do Plástico 2
2.2. Tipos de Plásticos 2
3. O PEAD 2
3.1. Características Físicas e Químicas 2
3.2. Aplicações do PEAD 2
4. Reciclagem do PEAD 2
5. Utilização do PEAD como agregado na construção civil 2
5.1 Metodologia 2
5.1.1 Método do frasco de Champman 2
5.1.2 Método Volumétrico da Caixa 2
5.1.3 Granulometria (ensaio depeneiramento) 2
5.2. Resultados 2
5.3. Substituição de parte do agregado graúdo por PEAD 2
5.4. Consumo Energético 2
6. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO 2
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 2

1. INTRODUÇÃO

Nunca se falou tanto em preservação ambiental como nos dias atuais: o desenvolvimento sustentável, a redução de poluentes atmosféricos causadores do temido Efeito Estufa e o aproveitamentodos resíduos se tornaram uma preocupação mundial.
Os recursos naturais existentes, assim como o Planeta, já dão sinais de exaustão devido à contínua e crescente pressão do homem, que ignorou, por muito tempo, a existência do meio ambiente, tratando-o como um recurso infinito.
Visando amenizar o significativo impacto ao meio ambiente, tornou-se necessário desenvolver e incorporar novastecnologias que fossem capazes de substituir os materiais já tradicionais, por novas tecnologias, que minimizem a produção gerada pela construção civil (tanto resíduos, quanto gases), promovendo o desenvolvimento sustentável.
Para ser parte integrante do mercado da construção civil, o produto necessita atender necessidades como: ser resistente, durável, decorativo e trabalhável, deve apresentar pesoespecífico adequado ao uso e possuir boa condutividade térmica, ter absorção acústica favorável e o precisa ter custo considerável, tendo preço menor ou similar, àqueles já existentes no mercado.
Este trabalho visa apresentar o PEAD – Polietileno de Alta Densidade, principal variação do Polietileno, um dos polímeros mais usados dentre as resinas termoplásticas, como material alternativo, mostrando oestudo deste material, na substituição de um dos componentes do concreto(cimento, areia e brita), neste caso, a brita.
O material foi escolhido por ser usado em escala industrial desde 1950 devido a qualidades como durabilidade, estanqueidade, resistência a corrosão e ductibilidade. Fatores ambientais como a facilidade de reciclagem do PEAD também foram levados em conta para a realização doensaio: para a reciclagem do PEAD não existem restrições, já que não apresenta os perigos do PVC e do Policarburato, que associados ao Bisphenol-A, causam problemas ambientais e de saúde. Além dessas vantagens, o material possui excelente resistência à água sem segurar o oxigênio ou o gás carbônico.

2. PLÁSTICOS

2.1. História do Plástico
A palavra “plástico” origina-se do grego e...
tracking img