Polidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISEB Interativo

Centro Universitário COC

CST Gestão em Recursos Humanos

Comunicação Organizacional e Interpessoal

Módulo 1.1






Atividade Avaliativa IIIProfª Drª Maria Beatriz Gameiro
Cristiane Pinheiro Silva
Matrícula: 182.987






14/09/2012

Respostas da Atividade Avaliativa III

1) Polidez é a necessidade humana de manter oequilíbrio nas relações inter-pessoais e sua manifestação externa seria o conjunto de estratégicas linguísticas utilizadas por um falante de forma que diminua ou evite conflitos com interlocutorquando o interesse de ambos não coincidem.
2) A sigla FTA caracteriza-se em um ato de fala ameaçador do falante à face do interlocutor.
3) Os falantes calculam o peso dos seus atos a partir detrês variáveis sociais: a distancia social percebida entre o ouvinte e o falante, a diferença de poder percebida entre eles e o peso cultural do ato de fala.
4) - Polidez positiva (envolvimento) –Expressar apreço, por parte do falante, pela face positiva do ouvinte, demonstrando que, de alguma forma, o falante deseja as mesmas coisas que o ouvinte. Preocupação em demonstrar proximidade epertencimento ao grupo (elogios, ofertas). Sua estratégia consiste em mostrar interesse pelos desejos e necessidades do outro. Exagerar o interesse, a aprovação e a simpatia pelo outro. Incluir o ouvintena atividade. Procure acordo. Evite desacordo. Pressuponha, declare pontos em comum. Seja otimista.
- Polidez negativa (independência) – Baseia-se no distanciamento, na formalidade e deferência,em demonstrar que o falante não pretende interferir na liberdade de ação do interlocutor. Uso de fórmulas convencionais de indiretividade. A estratégia é ser convincente indiretamente. Minimizar aimposição. Mostrar respeito. Pedir desculpas. Declarar o FTA como uma regra geral. Ser pessimista.
5) Acredito que A tentou usar polidez positiva, porém houve um provável erro de leitura de...
tracking img