Policia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UM ESTUDO DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO NO BAIRRO NACIONAL-PVH/RO[1]
Istélio Neves Magalhães[2]
Ana Carolina Gomes Teixeira[3]
RESUMO
O crescimento da violência, a preocupação mais intensa dos cidadãos pela busca da segurança e as estratégias gerenciais adotadas por organizações privadas contribuíram para que as organizações policiais adotassem um novo modelo de policiamento - "o policiamentocomunitário", com foco na parceria entre a sociedade e a polícia para juntos melhorarem a sensação de bem-estar das pessoas. Este artigo tem como objetivo analisar os valores dos usuários dos serviços de policiamento comunitário do bairro Nacional da cidade de Porto Velho/RO, tomando como base a identificação de atributos do serviço percebidos por estes usuários e das relações entre os atributos esuas consequências na utilização do serviço com os valores pessoais dos Líderes Comunitário. Utilizou-se a técnica de laddering que permite a avaliação por nota, evidenciando os elementos que caracterizam o comportamento dos consumidores ao utilizarem tal serviço. Concluiu-se que, a partir de tais vivências construídas entre a polícia e a comunidade, rompeu-se a hostilidade, diminuindo aresistência que havia entre as partes. Efetivou-se o desenvolvimento da autonomia, criando uma consciência cidadã a partir do momento em que os indivíduos conheceram e reconheceram seus direitos e responsabilidades, sobretudo, evidenciando a contribuição da psicologia no exercício da cidadania.

Palavras-chave: Polícia comunitária. Psicologia comunitária. Segurança pública.

ABSTRACT
The growth ofviolence, the concern of citizens for more intensely seeking security and managerial strategies adopted by private organizations contributed to police organizations adopt a new model of policing-"community policing", focusing on partnership between the company and the police to improve sense of well-being. This article aims to analyze the values of community policing services users of the Nationalneighborhood the city of Porto Velho/RO, taking as a base the identification of perceived service attributes for these users and relationships between the attributes and their consequences for the use of the service with the personal values of Community Leaders. We used the laddering technique that allows the evaluation by note, highlighting the elements that characterize the behaviour of consumerswhen using such a service. It was concluded that from such experiences built between police and the community, broke up the hostility, decreasing the resistance that existed between the parties. Effected the development of independence, creating a citizen consciousness from the moment individuals met and recognized their rights and responsibilities, especially highlighting the contribution ofpsychology in the exercise of citizenship.
Key-words: Community psychology. Police communal. Public safety.

Introdução
Diante dos novos padrões de violência urbana que emergiam no final da década de 1960 até meados da década de 1970, os países desenvolvidos (Austrália, Estados Unidos, Canadá, Japão, Noruega, Suécia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Cingapura) perceberam que o modelo depoliciamento tradicional não atendia mais às necessidades dos cidadãos, pois a população encontrava-se desacreditada com o desempenho da polícia no combate à criminalidade (Senasp, 2007).
Percebeu-se, então, que as práticas e políticas adotadas pelas organizações privadas têm servido, nas últimas décadas, de exemplo para as instituições do setor da segurança pública. O modelo adotado pelasempresas particulares, que busca entender e satisfazer as necessidades dos clientes está pautado no entendimento dos valores essenciais para esses clientes. O que tem mostrado resultados satisfatórios tanto para as organizações públicas como para os usuários destes produtos/serviços. No entanto as estratégias de segurança pública que funcionaram no passado deixaram de ser eficazes na atualidade. A...
tracking img