Policia civil go

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Policia Civil
A Polícia Civil do Estado de Goiás é uma das polícias de Goiás, órgão do sistema de segurança pública ao qual compete, nos termos do artigo 144, § 4º, da constituição federal e ressalvada competência específica da União, as funções de polícia judiciária e de apuração das infrações penais, exceto as de natureza militar. Existe um padrão organizativo e de rotinas, desenvolvido desdea criação da Polícia Civil, em 1808, quando da instituição da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, logo disseminado para todo o país. Reformas posteriores no Império e na República mantiveram um modelo nacional. Desde 1871 as investigações policiais são formalizadas no Inquérito Policial, previsto no Código de Processo Penal. Em apoio as delegacias distritais, surgiram asdelegacias especializadas decorrentes do desenvolvimento da atividade criminosa que também se especializou, organizou-se em quadrilhas e estendeu as suas ações por largas faixas territoriais. As principais delegacias especializadas reprimem o tráfico de entorpecentes, o roubo e o furto, inclusive de automóveis, as fraudes ou defraudações, sendo certa a inclusão das delegacias de homicídios dentreessas unidades pela importância do bem jurídico protegido que é a vida humana.
A Polícia Civil de Goiás conta com as seguintes unidades especializadas:
Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais - DEPAI
Delegacia de Polícia Interestadual - POLINTER
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DPCA
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher - DEAM (Goiânia)
DelegaciaEspecializada em Investigações de Crimes de Trânsito de Goiânia - DICT
Delegacia Estadual de Capturas – DECAP
Delegacia Estadual de Investigações Criminais - DEIC
Grupo Antirroubo a Banco (GAB)/DEIC
Grupo Antissequestro (GAS)/DEIC
Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes / DEIC
Grupo de Repressão a Roubo em Residência / DEIC
Grupo Tático 3 (GT3)
Delegacia Estadual de Investigações deHomicídios - DIH
Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública - DERCAP
Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária - DOT
Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor - DECON
Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente - DEMA
Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas - DECAR
DelegaciaEstadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores - DERFRVA
Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos - DENARC

Grupos Especializados da policia civil

Grupo tático 3 – G.T.3
Formado pela fusão de três grupos operacionais em 1999, o G.T.3 – Grupo Tático 3 é a unidade de operações policiais especiais da Polícia Civil. Tem a finalidade de dar apoio operacional e técnico aos outrosórgão policiais, principalmente, no combate ao crime organizado e às quadrilhas de marginais de acentuada periculosidade. Atuam, também, no resgate de reféns, escolta de presos com possibilidade de tentativa de resgate, proteção à testemunhas e ações conjuntas com outros órgãos da segurança pública.
Então hoje vamos divulgar o grupo de elite da Polícia de Goiás, o Grupo Tático 3, ou abreviado,G.T.3, da Polícia Civil de Goiás. Depois de intercambio com policiais da Alemanha, a Polícia Civil de Goiás começou a formar um grupo tático, que acabou sendo oficialmente criado em 1999. Formado pelo antigo Grupo Anti-assalto à Banco (GAB) e o Grupo Anti Seqüestro (GAS), a equipe recebeu mais um grupo existente, o Grupo Tático. Assim, recebeu o nome de G.T.3, que significa Grupo Tático 3. A funçãoprecípua é prestar apoio técnico e operacional às unidades de Polícia tradicionais, que trabalham as investigações, notadamente em ações contra o crime organizado e quadrilhas de marginais de alta periculosidade, onde é necessário um maior contingente e material tático diferenciado. Também atuam em situações com reféns, escolta de presos quando há probabilidade de tentativas de resgate, proteção...
tracking img