Policarpo quaresma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Policarpo Quaresma – O Herói do Brasil
“Policarpo Quaresma: O Herói do Brasil” foi gravado em 1998, baseado na obra de Lima Barreto, “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”. O Produtor do filme foiPaulo Thiago, que adaptou toda a obra de Lima Barreto para o cinema. O Filme retrata a história de um secretário público, que era nacionalista ao extremo, chamado Policarpo Quaresma. Tudo paraPolicarpo tinha que ser nacional as roupas, o feijão que ele comia, e até os comprimentos que ele fazia aos amigos era brasileiro.
O filme começa em 1893 no Rio de Janeiro, sendo o presidente daquela épocaMarechal Floriano Peixoto, a república tinha sido proclamada há quatro anos, e era uma época de reformas radicais. Policarpo Quaresma queria que o congresso nacional decretasse a língua indígenatupi-guarani como a língua oficial do povo brasileiro, onde sua sobrinha Olga estava presente, sempre apoiando seu padrinho em suas idéias. Por Policarpo querer isso ele era motivo de piada, como seuscolegas de trabalho que o chamavam de Ubirajara. Policarpo chegou a enviar uma carta em tupi-guarani para o congresso, seu objetivo era mostrar para o Brasil que a língua tupi-guarani é a verdadeiralíngua do povo brasileiro, pois foi uma criação original dos que viveram e ainda vivem no Brasil, e não o português que foi implantado pelos portugueses, para Policarpo o português era uma língua“emprestada”. Essa foi sua primeira tentativa de mostrar ao povo brasileiro como o Brasil tem suas belezas.
Policarpo tinha um amigo, chamado Ricardo Coração dos Outros, que tocava violão, escrevia e cantavamodinhas. Para Policarpo a modinha era a mais linda expressão da poesia brasileira e o violão, era o instrumento para a modinha.
Com esta idéia, de fazer a língua tupi-guarani como a línguaoficial do povo brasileiro, considerada louca, Policarpo foi internado em um manicômio como louco. Ele ficou internado lá por um tempo.
Saindo do manicômio, Policarpo já tinha desistido dessa idéia...
tracking img