Policarpo quaresma - personagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Triste Fim de Policarpo Quaresma - Personagens
POLICARPO QUARESMA – o protagonista, cuja principal característica é o nacionalismo exacerbado. Nas palavras do autor, “um homem pequeno, magro, queusava pincenez, olhava sempre baixo, mas, quando fitava alguém ou alguma cousa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele quisesse ir à alma dapessoa”. Policarpo vestia-se sempre de fraque, “e era raro que não se cobrisse com uma cartola de abas curtas e muito alta, feita segundo um figurino antigo”.

ADELAIDE – mulher bonita, mas detemperamento apático. Irmã de Policarpo, tem enorme apreço por ele.

VICENTE COLEONI – italiano, grande amigo do protagonista, com quem tinha uma dívida de gratidão: Policarpo lhe emprestara dinheiro umavez, tirando-o de grande dificuldade.

OLGA – filha de Vicente Coleoni, afilhada de Policarpo, vivia com o pai num palacete em Real Grandeza.

ANASTÁCIO – empregado fiel que se muda, com Adelaide ePolicarpo, para o sítio Sossego.

RICARDO CORAÇÃO DOS OUTROS – violonista popular, outro grande amigo de Policarpo.

GENERAL ALBERNAZ – general aposentado, nunca participou de nenhuma guerra.Tem cinco filhas: Quinota, Zizi, Lalá, Vivi e Ismênia.

CONTRA-ALMIRANTE CALDAS – grande amigo do general Albernaz, com quem partilha glórias inventadas. Nunca comandou navio nenhum, a únicaembarcação que lhe foi designada não existia.

DONA MARICOTA – mulher de Albernaz, figura altiva e opulenta.

ARMANDO BORGES – médico que se casa com Olga, corrupto e ambicioso, é desprezado pela esposa.FELIZARDO E CANDEEIRO – empregados do sítio Sossego.

TENENTE ANTONIO DUTRA – homem gordo e guloso, um escrivão cheio de ambições políticas, usa a imprensa da cidade de Curuzu para atacarPolicarpo.

DOUTOR CAMPOS – médico que abandonara a profissão para se tornar político. Obtém o cargo de presidente da Câmara de Curuzu. Tenta corromper Policarpo e em seguida se torna seu inimigo...
tracking img