Policarbonato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Os policarbonatos são tipos particulares de polímeros de cadeia longa, formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato (-O-(C=O)-O-). São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamados termoplásticos. Como tal, estes plásticos são muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design. Policarbonato é um tipo especial de poliester, no qual se juntam osfenois diédricos através de ligações de carbonatos. Mantém a sua resistência ao impacto numa larga escala de temperaturas e mesmo em condições ambientais severas. Suporta temperaturas desde os -50º até +135º e tem boas propriedades ópticas aliadas á alta resistência á exposição solar (radiações UV).

1

ORIGEM
No passado bem distante a transparência era um sonho, queriam transformar paredesdensas, pesadas e opacas num limite sutil entre o dentro e o fora. Surgiu então o vidro -material de múltiplas utilizações na Construção Civil, presente em edificações desde da Idade Média. Muito utilizado na Europa, onde a luz natural não é tão abundante, como também nas regiões tropicais, seu emprego na construção permite a entrada de luz, criando assim ambientes claros e bonitos. Em váriospaíses é possível verificar que na arquitetura a aplicação do vidro não se restringe a janelas, vitrais e portas. Há também muita utilização do vidro em coberturas, porém o vidro apresenta algumas características em termos de resistência e praticidade que coíbem sua utilização em alguns projetos que buscam iluminação natural. Por exemplo, onde há possibilidade de chuva de granizo, furacão, vandalismoe outros impactos, deve-se trabalhar com vidros de maior espessura. Isto acarreta o uso de uma estrutura de apoio mais robusta, e um manuseio mais trabalhoso. Quando se projeta uma cobertura curva em vidro, há a necessidade de confecção de moldes, as medidas devem ser muito exatas, pois não existe ajuste na obra. No futuro, havendo a quebra de uma peça, sua reposição será um enorme problema. .2

ORIGEM
Se os arquitetos anteriores à década de 50 pudessem contar com a atual tecnologia e com os novos materiais, certamente hoje, no início do século 21, eles sonhariam menos e realizariam mais. No século passado, a partir dos anos 50, iniciou-se na Europa e nos Estados Unidos o uso de materiais sintéticos para aplicação em várias áreas -e o material desenvolvido nessa época, querevolucionou o mercado da Construção Civil, foi o policarbonato. Esse material relativamente novo é, na verdade, um dos mais avançados polímeros no campo dos plásticos, sendo considerado um plástico de engenharia, ou seja, um material que reúne características de resistência que o qualifica para aplicações de alta exigência. Obtido através de ésteres de ácido carbônico, o policarbonato pode sertransformado em uma chapa que reúne três importantes qualidades: a beleza e a transparência do vidro; a resistência do aço, que a torna virtualmente indestrutível; e a praticidade semelhante à do acrílico, uma vez que sua alta flexibilidade facilita o manuseio.

3

ORIGEM

No ano de 1959, a General Electric pesquisava um tipo de baquelita (resina sintética obtida pela condensação de fenóis comaldeído fórmico) e conseguiu chegar ao policarbonato, por meio de um sistema de polimerização patenteado, surgindo assim a chapa de policarbonato que recebeu o nome de Lexan*. Mais leve que o vidro, resistente como o aço, a chapa de Lexan vem revolucionando o mercado da Construção Civil. De todos os materiais transparentes disponíveis atualmente no mercado, as chapas de policarbonato são as queoferecem um número maior de vantagens.

4

TIPOS DE POLICARBONATO

Policarbonato Arquitetônico: O policarbonato arquitetônico é produzido numa variedade de formas extrudadas. A folha extrudada é encontrada, em geral, em espessuras de 1mm à 12mm, transparentes, coloridas e opacas com tamanhos de até 2m por 6m, variando conforme o fabricante. Há diversas texturas de superfície. Laminados de...
tracking img