Policarbonato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Formas primárias existentes

O policarbonato arquitetônico é produzido numa variedade de formas extrudadas. A folha extrudada é encontrada, em geral, em espessuras de 1mm à 12mm, transparentes, coloridas e opacas com tamanhos de até 2m por 6m, variando conforme o fabricante. Há diversas texturas de superfície.

Laminados de policarbonato planos, resistentes a balas, usando camadas patenteadasà base de silicone, podem ser fabricados com até 33mm de espessura ou mais. Há uma vantagem de peso de até 33% sobre os equivalentes, à base de vidro.

O revestimento da superfície com silicone de polímeros proporciona à folha resistência adicional à abrasão. Isso costumava ser aplicado apenas às versões planas do produto, mas o desenvolvimento da tecnologia de revestimento produziu formasmoldadas maleáveis, endurecidas; permitindo que as folhas sejam curvadas ou que formem pregas.

Existem materiais policarbonatos em camadas duplas ou múltiplas, de até quatro ou cinco paredes de espessura, moldados como materiais lineares com células, em larguras padrão, normalmente de 1,25 ou 2,1m (ver figura). Materiais com camada dupla até a espessura de 16mm já estão disponíveis; material comtripla camada pode ser obtido até a espessura de 40mm. As espessuras do material celular dependem simplesmente das decisões dos fabricantes em relação ao mercado e às necessidades de isolamento térmico.

Moldagem

Da mesma forma que o acrílico, a natureza plástica e a resistência do policarbonato, torna-o ideal para ser moldado em quaisquer formas das mais simples às mais complexas - paraadaptar-se a padrões requeridos e partilhar da resistência. Tanto a termo-moldagem (a temperaturas de 175 a 200ºC), como a curvatura "a frio" (à temperaturas ambiente) podem ser efetuadas.

A termo-moldagem compreende pré-secagem do material a 120ºC (com variação de mais ou menos 3ºC) em forno quente com ar circulante, por um tempo que depende da espessura do material; até 24 horas para um produto de6mm. A pré-secagem é necessária para evitar bolhas no processo subsequente. A folha é então aquecida até 175 - 200ºC, e moldada usando vácuo, sopro livre, prensagem ou reação rápida.

Para a moldagem de pregas ou ainda moldagem mecânica ou em moldes casados, a folha é aquecida a 155 - 160ºC num forno, sobre um suporte recoberto de feltro, antes da transferência necessariamente rápida para omolde. Para a formação das dobras, usam-se então moldes macho e fêmea e pressão, se necessário. As duas moldagens, mecânica e em moldes casados, são similares, porém requerem maior força. Dobrar a folha na linha quente exige que se aqueça a folha de forma localizada a 150ºC, antes de curvá-la. "Temperar" o material de 130 a 135ºC por uma hora para cada 2,5mm de espessura, livra a superfície de tensão.Propriedades

Transmissão da luz: varia entre 82% para 12mm e 90% para 1mm de espessura do material. O produto característico de 5 ou 6mm possui uma transmissão de 85%. Essas cifras são reduzidas a 50% para a folha de cor bronze. O policarbonato transmite bem inalteradamente entre 385nm e 2,000nm, com uma queda característica a cerca de 1,600nm. É efetivamente opaco à irradiação abaixo de385nm, e portanto, não transmite a luz ultravioleta (ver figura).

Índice refrativo: o índice refrativo do policarbonato transparente é 1.586, mais alto do que o do vidro de carbonato de sódio e cal, de 1,52, e mesmo do que o alto índice dos vidros de chumbo.

Temperatura máxima de trabalho: A temperatura mais alta em que o policarbonato mantém suas propriedades é por volta de 135ºC, mas é maisprudente considerar 120°C como a temperatura máxima de uso.

Calor específico: o calor específico do policarbonato varia entre 1,195 e 1,26KJ/Kg°C, comparado à cifra de 0,85 - 1,00 KJ/Kg°C do vidro.

Condutividade térmica - é de 0,19 - 0,21 W/m2°C, ou mais ou menos um quinto da do vidro. Para folhas simples, a importância das resistividades de superfície resulta na transmitância térmica...
tracking img