POLARIZA O DO TRANSISTOR BIPOLAR DE JUN O 112014

625 palavras 3 páginas
Faculdade de Engenharia de Sorocaba

OBJETIVO
Verificar o funcionamento do transistor na região linear de operação, através de medidas de VCE, VBE e IC.
2. INTRODUÇÃO
Polarizar um transistor significa fixar tensões e correntes adequadas ao modo de operação escolhido. Uma forma de se visualizar como um transistor funciona é através de gráficos (figura 1.1) que relacionam as correntes com as tensões. As curvas Ic = f(VCE) são mais complexas do que a de um diodo, pois há o efeito da corrente de base.

Figura 1.1 - Regiões de corte e saturação nas curvas características.
Podem ser obtidos os dados para as curvas de coletor montando-se um circuito apropriado ou ser utilizado um traçador de curvas do transistor.
De qualquer forma, a ideia é variar as tensões VBB e VCC para criar diferentes correntes e tensões entre os terminais do transistor.
O procedimento usual é de se fixar um valor de IB e mantê-lo fixo enquanto varia-se VCC. Medindo IC e VCE, obtêm-se os dados para traçar IC versus VCE.
Para tensões de 0 a aproximadamente 0,7V, o diodo base-emissor não conduzirá de forma significativa. Nessa situação de operação, dizemos que o transistor opera na região de corte.
Uma vez que seja vencida a tensão de início de condução, o transistor passará a operar na região ativa ou linear e se comportará como uma fonte corrente controlada. Saindo dessa faixa passará a operar na região de saturação, com corrente máxima limitada pelo circuito. Na saturação a tensão VCE é baixa, tipicamente da ordem de alguns décimos de volt.
1

Faculdade de Engenharia de Sorocaba

3. MATERIAIS UTILIZADOS
Cabos para a ligação do circuito e jumper.
Fonte CC fixa (15V);
Multilab;
Multímetro digital;
Placa experimental n°2;
Resistores de 56kΩ, 12kΩ e 820Ω;

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
No experimento foi montado o circuito da placa experimental nº2 (figura 2.1) para verificar a polarização do Transistor.
Conforme a figura 2.1 o circuito descrito foi conectado a uma fonte CC fixa de
15 volts, nos pontos

Relacionados