Polaridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Os imãs
Foi na Magnésia, região da Grecia antiga, que o primeiro fenômeno "maginéico" foi observado: um pastor de ovelhas teria notado que a ponta de ferro de seu cajado ficava presa quando escostava em determinadas pedras. Presume-se que tais pedras eram pedraços de magnetita, que é um imã natural, conhecido como óxido de ferro(Fe3O4).Atualmente amaioria dos imâns utilizados é artifícial eapresenta inumeras aplicações praticas.
O nome Magnetismo deriva de Magnésia, região onde foi observado o primeiro fenômeno "magnetico".


Polos de um imã:
Colocando-se um imã em contato com fragmentos de ferro, observa-se que ela adere ao imã, predominante nas regiões extremas. Essas regiões são os polos do imã.
Ações entre polos de imãs
Experimentalmente constata-se que polos demesmo nome ( norte e norte, sul e sul)
se repelem e polos de nomes contrarios (sul e norte) se atraem.

Inseparabilidade des polos de um imã
Ao serarmos imã reto transversalmente, cada parte obtida não apresenta um polo unico. Surgem na região de corte polos de nomes contrários aos dos extermos, se modo que cada parte obtida é um novo imã, completo. Isso significa que não é possivel separaros polos de um imã e obter partes com um polo somente.
Se serrarmos transversalmente as partes abtidas, teremos pastes menores que saõ ainda imãs completos. Assim procedendo secessivamente, atingiremos o nível microscópicamente, como a obtenção de pequenos imãs. São os imãs elemnetares .
Imãs permanentes e imãs temporários
Existem corposconstituidos de certos materiais que, ao serem aproximados de um imã, facilmente se magnetizam, isto é, convertem-se em outros imãs. Tais materiais são chamados ferromagnéticos. É o caso, por exemplo do ferro, do cobalto, do niquel e de ligas especiais, como o alnico.
Campo Magnético
Um imã origina numa região ao seu redor um campo magnético (B) o que se pode comprovar colocando nessa região umcorpo com propriedades magnéticas e observando que sobre ele surge uma força de origem magnética.
Convenciona-se como forma de visualizar um campo magnético as linhas de indução, que podem ser representadas supondo que pequenas partículas magnéticas elementares se desloquem única e exclusivamente sob ação do campo magnético. A trajetória dessas partículas representa as linhas de indução docampo magnético
As linhas de indução
Chama-se linha de indução a uma linha que em todos os pontos é tangente ao vetor indução
Sendo o vetor de mesma direção que o vetor , a linha de indução em cada ponto é também tangente ao vetor . Concluímos, então, que a linha da indução coincide com a linha de força. Mas, usamos a expressão linha de força quando nos referimos ao campomagnético ; e a expressão linha de indução, quando nos referimos à induçao magnética .

As linhas de indução têm então as mesmas características que as linhas de força. Assim, em um campo magnético uniforme as linhas de indução são retas e paralelas.


Campo magnético terrestre
Analise na figura abaixo as linhas de indução do campo magnético terrestre e observe que a agulha magnética de umabússola tem a propriedade de se alinhar de acordo com as linhas do campo geomagnético.

Analisando a figura onde estão representadas estas linhas, observe que o pólo sul do ponteiro das bússolas aponta para o pólo Sul geográfico, porque o Norte geográfico corresponde ao Sul magnético.

O campo eletrico magnético das correntes eléticas.
Inicialmente, a eletricidade e o magnetismo foramestudados e forma separada, pois filósofos gregos pensavam que esses dois ramos da física não tinham relação. Porém, após os experimentos de Cristian Oersted foi possível verificar que eletricidade e magnetismo tinham sim uma relação. Em seus experimentos, Oersted pôde comprovar que um fio percorrido por uma corrente elétrica gerava a sua volta um campo magnético. Essa comprovação veio através da...
tracking img