Polaridade e solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
Constatar evidências de que algumas substâncias são formadas por moléculas polares, enquanto outras são constituídas por moléculas apolares. A natureza iônica, polar ou apolar, de umasubstância influi na sua solubilidade em determinados solventes; por isso, verificamos também a solubilidade de alguns compostos.
Introdução
As substâncias iônicas são compostos formados por partículascom carga elétrica positiva (íons positivos ou cátions) e por partículas com carga elétrica negativa (íons negativos ou ânions), sendo que estas partículas se mantém ligadas umas as outras por forças denatureza elétrica.
Isso não ocorre com as substâncias moleculares ou covalentes. Nestas, as moléculas não são partículas com cargas elétricas, embora apresentem pólos elétricos (moléculas polares)ou não (moléculas apolares).
As moléculas apolares não sofrem desvios por ação de campos elétricos. As moléculas polares são desviadas pela ação de campos elétricos (figura 1)








Porcausa de atrações de natureza elétrica, pode-se estabelecer a seguinte regra geral: compostos iônicos e compostos covalentes polares são solúveis em solventes polares, mas são insolúveis em solventesapolares.
Chama-se solvatação ao envolvimento das partículas do soluto pelas moléculas do solvente (figura 2)





A figura 2 mostra o envolvimento dos cátions Na+ e dos ânions Cl- pelas moléculasde H2O. Convém lembrar que a molécula de água é fortemente polarizada, apresentando o átomo de oxigênio como pólo negativo e os átomos de hidrogênio como pólos positivos (figura 3)Parte Experimental
Materiais e Reagentes: Reagentes utilizados: Água, álcool, benzeno, óleo comestível, cloreto de sódio, naftaleno e iodo Equipamentos: Buretas de 25 ml, suporte universal,tubos de ensaio, espátula, bastão de vidro, béquer de 100 ml, estante para tubos de ensaio, caneta esferográfica (BIC).
Procedimento experimental:1° experimento: Inicialmente, montou-se três buretas...
tracking img