Polaridade molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A polaridade molecular
Vamos ao básico, nos restringindo apenas a moléculas diatômicas (formadas por apenas dois átomos): quando pelo menos dois átomos se ligam, formando uma molécula, existe entre eles uma "disputa" pelos elétrons.

Quando um deles é mais eletronegativo que o outro conseguirá mantê-lo mais próximo de si por mais tempo. Dessa forma, podemos dizer que o lado da molécula quepossui o átomo mais eletronegativo fica mais negativo, enquanto que o lado do átomo menos eletronegativo fica mais positivo. Temos então uma molécula polar.

Quando os dois átomos de nossa molécula têm a mesma eletronegatividade, portanto são do mesmo elemento, nenhum deles é capaz de garantir a presença dos elétrons por mais tempo que o outro. Dessa forma, nenhum dos lados ficará mais positivoou mais negativo. A molécula será apolar.

Compreenda que esses exemplos são bem simples e que a polaridade molecular, embora funcione dessa forma, é um pouco mais complexa, pois depende muito da geometria da molécula em questão.
Força intermolecular
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de forçaintermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.

Observação importante: A teoria cinética dos gases assume que a distância entre as moléculas é tão grande que não existe força de atração entre elas. Em estado líquido e sólido as moléculas estão muito próximas e a força atrativa pode serobservada.

Vamos ver então como são as forças quando aproximamos:
Ion x molécula polar: É a força mais forte e sua magnitude pode ser compatível a de uma ligação covalente.
Molécula polar x molécula polar: Ocorre entre moléculas polares da mesma substância ou de substâncias diferentes, ambas polares. Esta força é muito conhecida como dipolo x dipolo ou dipolo-permanente.
Ligações de hidrogênio:Quando ligado a um átomo pequeno e de forte eletronegatividade (F, O ou N), o hidrogênio forma ligações polares muito fortes. Seus pólos interagirão fortemente com outras moléculas polares, formando uma forte rede de ligações intermoleculares.
Molécula polar x molécula apolar: Conhecida como interação dipolo x dipolo induzido, ocorrem porque moléculas polares (dipolos permanentes) conseguemdistorcer a distribuição de carga em outras moléculas vizinhas, através de polarização induzida. Uma interação desse tipo é uma interação fraca.
Interações moleculares são fenômenos que tangem a troca de energia entre moléculas geralmente próximas. Se dão através do campo eletromagnético.
As forças que existem entre as moléculas - forças intermoleculares - não são tão fortes como as ligações iônicasou covalentes, mas são muito importantes; sobretudo quando se deseja explicar as propriedades macroscópicas da substância. E são estas forças as responsáveis pela existência de 3 estados físicos. Sem elas, só existiriam gases.

Força de london
Because of the constant motion of the electrons, an atom or molecule can develop a temporary (instantaneous) dipole when its electrons are distributedunsymmetrically about the nucleus. Por causa do constante movimento dos elétrons, um átomo ou molécula pode desenvolver uma temporária (instantâneo) dipolo quando seus elétrons se distribuem assimetricamente em torno do núcleo.
Um segundo átomo ou molécula, por sua vez, pode ser distorcida pelo aparecimento do dipolo no primeiro átomo ou molécula (porque os elétrons se repelem) que leva a umaatração eletrostática entre os dois átomos ou moléculas.
Forças de dispersão de London (LDF, também conhecido como forças de dispersão, as forças de London, dipolo instantâneo-dipolo induzido forças) é um tipo de força que age entre átomos e moléculas . [1] Eles são parte da forças de van der Waals . The LDF is named after the German-American physicist Fritz London . A FDL é nomeado após o físico...
tracking img