Polaridade das ligações

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
TÍTULO: POLARIDADE DAS LIGAÇÕES

RESUMO: Em uma proveta, adicionamos 100 ml de água com 50 ml de vinagre, misturamos bem e colocamos duas naftalinas. Logo após adicionamos o bicarbonato de sódio,e as naftalinas começaram a boiar.

INTRODUÇÃO: Definição de Lewis: A definição de Lewis das reações ácido-base, proposta por Gilbert N. Lewis em 1923 é, em suma, uma generalização que compreende adefinição de Brönsted-Lowry e as definições de sistema solvente. Em lugar de definir as reações ácido-base em termos de prótons ou de outras substâncias relacionadas, a proposta de Lewis define umabase (conhecida como base de Lewis) ao composto que pode doar um par eletrônico, e um ácido (um ácido de Lewis) como um composto que pode receber este par eletrônico.
Por exemplo, se consideramos aclássica reação aquosa ácido-base:
HCl (aq) + NaOH (aq) → H2O (l) + NaCl (aq)
A definição de Lewis não considera esta reação como a formação de um sal e água ou a transferência de H+ doHCl ao OH−. Em seu lugar, considera como ácido ao próprio íon H+, e como base ao íon OH−, que tem um par eletrônico não compartilhado. Em consequência, aqui a reação ácido-base, de acordo com adefinição de Lewis, é a doação do par eletrônico do íon OH− ao íon H+. Isto forma uma ligação covalente entre H+ e OH−, que produz água (H2O).
Ao tratar as reações ácido-base em termos de pares deelétrons em vez de substâncias específicas, a definição de Lewis pode ser aplicada a reações que não se situam dentro de nenhuma das outras definições de reações ácido-base. Por exemplo, umcátion prata se comporta como um ácido com respeito a amônia, que se comporta como uma base, na seguinte reação:
Ag+ + 2 :NH3 → [H3N:Ag:NH3]+
O resultado desta reação é a formação de um aduto deamônia-prata

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:

Proveta 250 ml
Balança
Baqueta
Água
Bicarbonato de sódio
Vinagre
Naftalina
Cadinho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polaridade das ligações
  • Eletronegatividade/polaridade das ligações e das moléculas
  • Polaridade nas ligações covalentes
  • Relatorio polaridade das ligações
  • Polaridade das ligações covalentes e das moléculas
  • POLARIDADE DAS MOLÉCULAS
  • Aula de polaridade das ligações
  • Polaridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!