Polaridade(apolar e polar), solubilidade e ponto de ebulição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Polaridade

Polaridade refere-se à separação das cargas elétricas fazendo com que moléculas ou grupo funcionais formem dipolos elétricos. Moléculas polares interagem através de dipolos-dipolos(força intermolecular) ou ligações de hidrogênio. A polaridade molecular depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos, assim como a geometria molecular. Exemplificando, a molécula de água épolar pelo fato de que há um compartilhamento desigual dos elétrons entre o átomo oxigênio e os átomos de hidrogênio. Isso se deve porque os elétrons se concentram mais sobre átomo de oxigênio, uma vezque ele é muito mais eletronegativo do que os de hidrogênio. Outro exemplo é o metano que é considerado apolar porque o carbono compartilha os elétrons quase uniformemente com os hidrogênios, uma vezque a diferença de eletronegatividade é pouca.

É importante observar que a polaridade é relativa, ou seja, uma molécula é “mais polar” ou “mais apolar” do outra de referência. Um exemplo é o doácido clorídrico que é mais polar do que o ácido bromídrico e menos polar do que o ácido fluorídrico.

Moléculas Polares

Um dos exemplos mais comuns de moléculas polares é a de açúcar, maisexatamente a sacarose, que é uma variedade de açúcar. Açúcares têm muitos grupos oxigênio-hidrogênio (-OH) e por isso são muito polares. Quando comparamos substâncias polares e apolares de massas molaresparecidas, as moléculas polares em geral têm um ponto de ebulição mais alto, isso se dá pelo fato de haver uma interação dipolo-dipolo entre as moléculas polares. Nas ligações de hidrogênio esse efeito éobservado. Pelo fato da natureza da molécula de água ser bastante polar, substâncias polares podem ser dissolvidas nela.

Moléculas Apolares

A molécula pode ser apolar por dois motivos: aspolaridades das ligações são quase nulas (quando há um compartilhamento igual dos elétrons entre diferentes átomos) ou porque as ligações polares estão dispostas na molécula de tal forma que os vetores...
tracking img