Políticas e práticas de recursos humanos

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
Primeiramente iremos definir o que vem a ser o terceiro setor.
Terceiro Setor é um termo usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa. O terceiro setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública. Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas.
Entre as organizações que fazem partedo Terceiro Setor, podemos citar principalmente as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).
Outra característica importante das associações do Terceiro Setor é que elas contam com uma grande quantidade de mão-de-obra voluntária (que não recebem remuneração pelo trabalho).
As associações do Terceiro Setor atuam, principalmente,prestando serviços para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado (segundo setor). Como o setor público (primeiro setor) não consegue, em nosso país, atender com qualidade todas as pessoas necessitadas, o Terceiro Setor assume um papel de fundamental importância.
O Terceiro Setor é mantido com recursos de doações de empresas e pessoas físicas e, também, com repasse de verbaspúblicas. Existem também muitas associações que conseguem obter recursos através da organização de festas, jantares, bazares e venda de produtos (camisas, agendas, etc).
As associações do Terceiro Setor têm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas necessitadas. Portanto, atuam nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, orientação vocacional, qualificaçãoprofissional, cultura, etc.
Sabendo um pouco sobre o terceiro setor, notamos que a estratégia neoliberal tende, sobretudo, a instrumentalizar um conjunto de valores, práticas, sujeitos, instâncias: o chamado “terceiro setor”, os valores altruístas de “solidariedade individual” e do “voluntarismo” e as instituições e organizações que em torno deles se movimentam. O capital luta por instrumentalizar asociedade civil, torná-la dócil, desestruturada, desmobilizada, amigável. O debate sobre o “terceiro setor”, como ideologia, transforma a sociedade civil em meio para o projeto neoliberal desenvolver sua estratégia de reestruturação do capital, particularmente no que refere à reforma da Seguridade Social. Portanto, a funcionalidade do “terceiro setor” ao projeto neoliberal consiste em torná-loinstrumento, meio, para:
 Justificar e legitimar o processo de desestruturação da Seguridade Social e desresponsabilização do Estado na intervenção social Concretamente, no Brasil, tende-se a justificar o desmonte daquela Seguridade Social estatal configurada na Constituição de 88, constituída na articulação da Saúde, Previdência e Assistência. Com o “terceiro setor” operando ideologicamente na“necessidade” de “compensar”, “substituir” ou “remediar” as atividades sociais precarizadas ou eliminadas das responsabilidades do Estado, a população tende a melhor aceitar a sua desresponsabilização nas respostas às seqüelas da “questão social”. As perdas de direitos universais por serviços públicos de qualidade tendem a ser vistas como ganhos nas atividades desenvolvidas pelo conjunto das forçasvoluntárias, não governamentais, filantrópicas. Verdadeiras perdas de conquistas históricas são convertidas, pela ação ideológica do “terceiro setor”, em “nova conquista” de um tipo de atividade – supostamente – solidária.

Se as políticas sociais eram, no Welfare State, funcionais ao capital, eram-no também, mesmo que de forma subordinada, contraditória e concomitantemente, funcionais à consolidação dedemandas trabalhistas por direitos sociais universais. Se elas colaboravam com a acumulação capitalista, também confirmavam certas “conquistas históricas” dos trabalhadores. Com o desmonte neoliberal desse padrão de resposta estatal, essas conquistas trabalhistas esfumam-se, esvaziam-se. Aqui o debate do “terceiro setor” presta um grande serviço, pois se converte em instrumento, em meio para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas e Práticas de Recursos Humanos
  • Cultura organizacional e políticas e práticas de recursos humanos
  • Resumo referente as ” políticas e práticas de recursos humanos”
  • Administração de recursos humanos
  • Pratica de recursos humanos
  • Práticas de recursos humanos na ibm
  • Pratica em gestão de recursos humanos
  • Praticas De Recursos Humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!