Políticas e movimentos sociais no estado capitalista

BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social: fundamentos e história / Elaine Rossetti Behring, Ivanete Boschetti. – 8ª. ed. – São Paulo: Cortez, 2011. - (Biblioteca básica de serviço social; v. 2)FALEIROS, Vicente de Paula, 1941 – A Política Social do Estado Capitalista: as funções da previdência e assistência sociais / Vicente de Paula Faleiros – 11ª ed. – São Paulo: Cortez, 2008.
MONTAÑO,Carlos. Estado, Classe e Movimento Social / Carlos Montaño, Maria Lúcia Duriguetto. – 1ª. ed. – São Paulo: Cortez, 2010 – (Biblioteca básica de serviço social; v. 5)ResenhaClaudiane Elias Diniz

O presente estudo tem por objetivo mostrar algumas reflexões sobre as políticas sociais e suas demandas, ascircunstâncias presentes na economia mundial, oportunamente o Estado Brasileiro, e sobre a trajetória dos movimentos sociais, suas lutas e conquistas dentro do Estado Capitalista ocorridas nosperíodos de 1930 a 1970 respectivamente.
Para uma melhor compreensão da temática apresentada, será abordada a leitura dos seguintes autores como base teórica de nossa pesquisa bibliográfica: Behringe Boschetti (2011), Faleiros (2008), Montaño e Duriguetto (2010).
Analisando “A política social do Estado Capitalista”, percebemos que a política social não pode ser colocada em termos de umesquema rígido e de leis imutáveis, é necessário considerar o movimento real e concreto das forças sociais e da conjuntura, e esse campo é o da política social, implica metodologicamente aconsideração do movimento do capital e, ao mesmo tempo, dos movimentos sociais que o obrigam a cuidar da saúde, da vida do trabalhador e da sua reprodução imediata, também é necessário considerar as...
tracking img