Políticas públicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Inicialmente, diferencie, conceitualmente, os termos “organizações” e “empresas”. Apresente-os de forma reflexiva os tipos das organizações levantadas. Dê exemplos de cada tipo de organização.Comente sobre o papel delas, incluindo o Município para o desenvolvimento das relações sócioeconômicas da população. Pesquise nas obras, cujas análises fundamentam-se pelas teorias neo-institucionais.
Estaatividade tem o objetivo da construção coletiva da tarefa. Aqui o importante é a interação entre os alunos, e que no final do fórum consigamos construir o conceito.
Conforme os colegas acimajá levantaram os conceitos, “organizações” segundo Amitai Etzioni são unidades sociais deliberadamente construídas para perseguir objetivos específicos. Uma organização seria uma combinação de esforçosindividuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grandeempresa ou uma pequena oficina, um corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são exemplos de organizações.
Já uma empresa é uma organização, “empresa” é um conjunto organizado de meios com vistas aexercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. Como empresa particular podemos citar arede de Supermercados Comper, uma empresa pública a Caixa Econômica Federal e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e uma economia mista o Banco do Brasil, a Petrobrás e a Eletrobrás.
Asoganizações têm um papel importante no município, além da agregação do fator econômico, fomentam a economia pois geram empregos diretos e indiretos, fazem o dinheiro circular e com isso surgem novosempreendimentos oferecendo mais empregos e como num espiral promovem o desenvolvimento local, exigindo mais do poder público ao necessitar de mais obras de infra-estrutura e serviços básicos como...
tracking img