Políticas públicas questionário i

[pic] |[pic]
|[pic] | |

QUESTIONÁRIO I

HUGO VINÍCIUS ALVES

CAMPO GRANDE

MAIO - 2011

HUGO VINÍCIUS ALVES

QUESTIONÁRIO I

Trabalhoapresentado a Professora Mayra Batista Bitencourt Fagundes, da disciplina Políticas Públicas, do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal, pólo Aparecida do Taboado.

UFMS
CAMPOGRANDE/MS - 20-05-2011
1) Discuta sobre o conceito de Política. Faça a distinção entre os conceitos de Políticas Públicas e Política.

A palavra política possui diversos significados e é utilizada emvários contextos. O termo nasceu na Grécia (politikós), adjetivo que significa tudo o que se refere à cidade (polis), sendo sinônimo de urbano ou civil. Com a obra “Política” de Aristóteles, pioneira nadiscussão sobre o Estado, a palavra ganhou significado de arte ou ciência do governo, sendo medidas tomadas para a orientação do funcionamento do Estado (criação de normas, entre outras). Com o passardo tempo, outras expressões substituíram esse significado – “ciência política”, “ciência do Estado”, “teoria do Estado”, etc.; e o termo política passou a ser usado para exprimir as práticasrelacionadas ao exercício do poder do Estado.
Hoje, algumas acepções do termo são: política como uma série de ações de um candidato visando um cargo governamental (Ex: “O deputado só me procura na época depolítica.”); política no sentido de postura, posicionamento (Ex: “O melhor, nesse momento, é adotar a política da boa-vizinhança.”), política significando esperteza, finura, maquiavelismo, entre outras.Política, segundo o livro texto da disciplina, pode ser conceituada com base na palavra inglesa politics, que se refere ao conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações depoder e que destinam à resolução pacifica dos conflitos quando a bens públicos, relacionados a decisões públicas – acordos, negociações, discussões entre os legitimados a exercer o poder público....