Políticas públicas (questões introdutórias)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
(Políticas Públicas)
1) Qual o significado que a diferenciação tem na elaboração das políticas públicas?
A diferenciação é a principal característica da sociedade. Sãomembros com atributos, valores, idéias e interesses diferentes contribuindo para a vida coletiva. As políticas públicas devem levar em conta a diferenciação, a fim de satisfazer interesses enecessidades distintos.

2) O que se entende por: "o conflito é próprio da vida coletiva".
Interesses e necessidades divergentes geram conflitos a partir do momento em que um passa a impedir ou perturbar ooutro.

3) Quais os métodos e principais abordagens na análise de politicas públicas?
São eles: modelo institucional; de processo; de grupos; de elites; racional; incremental; teoria de jogos;e modelo de sistema.

4) O que se entende por modelo sistêmico? Quais as críticas que este modelo recebe?
Nesse modelo a política é definida como resposta de um sistema político a forças geradasno ambiente. O conceito de sistema implica uma série de valores de instituições e atividades na sociedade que funcionam para transformar demandas em decisões imperativas requerendo suportelegitimador da sociedade como um todo. Os elementos do sistema são inter-relacionados. O sistema pode responder a forças do seu ambiente e fará isso para se autopreservar.

5) Defina input de apoio e dedemanda.
Inputs de apoio são ações de apoio direcionadas ao sistema político ou para a classe governante por parte da sociedade. Os inputs de demanda são aspirações, necessidades, desejos da sociedadeque servem de norte para as políticas públicas.

6) O que seria withinputs e outputs?
Withinputs expressam demanda e apoio, distinguem-se dos inputs pelo fato de que são provenientes do própriosistema político (agentes do Executivo, parlamentares, governadores de Estado e agentes do Judiciário). Os outputs do sistema político são alocações imperativas de valores do sistema, expressas como...
tracking img