Políticas públicas focalizadas ou universalistas? - resenha crítica de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICAS PÚBLICAS FOCALIZADAS OU UNIVERSALISTAS?

BRYM, R. et. al. Política social: o que você acha? Reduzindo a pobreza e a desigualdade no Brasil. In:______. Sociologia. Sua bússola para um novomundo. São Paulo: Thomson Learning, 2006. p. 206.

“Política social: o que você acha? Reduzindo a pobreza e a desigualdade no Brasil”, através de Brym e outros, tematiza sobre a inserçãodo programa Bolsa- Família pelo Governo Federal focalizado, em síntese, em cinco pontos principais.
Comentam os autores que esse programa tem como meta transferir renda para diminuir a fome ea pobreza levando as famílias mais carentes do país à independência.
O Bolsa-Família, fixado em 2004, abarcou outros programas anteriores. Para o ingresso nele, as famílias precisam assumir“condicionalidades” – critérios exigentes para receber as bolsas: renda per capita de R$ 100,00/mês, consultas pré-natais, atendimento médico infantil, prova de frequência escolar. Afirmam os autores que,além do Estado assumir essa redistribuição, também possa estar capacitado em garantir saúde e assistência social para atender tais condições.
Num primeiro momento, a “transferência condicionalde renda” – programa cunhado pelo Estado – indica ser a melhor atitude contra a pobreza e a desigualdade sociais: fortalece a renda da pobreza e a introduz no atendimento básico da educação e saúde.A segunda instância abordada, por defensores dessa política social – nominada “política focalizada” – converge para um grupo específico que é o pobre. É preciso observar o volume de recursosdisponíveis pelo Estado para que se atenda essa linha da pobreza. Se o governo adotar programas para todos os cidadãos, menor será a distribuição da renda direcionada aos mais pobres, porém, sefocalizá-los aos grupos de baixa renda, maior será o valor a eles destinado, contribuindo de maneira eficaz na redução da pobreza e desigualdade do país.
No terceiro ponto, os críticos que definem...
tracking img