Políticas educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

A reflexão no âmbito das Políticas Educacionais e Gestão dos espaços educativos dizem respeito às ações e a compreensão do papel significativo no cotidiano escolar visto que o desenvolvimento e a inclusão social são seus principais objetivos.

Políticas Educacionais constitui em uma série de medidas organizadas, planejadas e colocadas emprática por um governo. Seu objetivo é elevar e expandir a educação, criação de escolas e melhorias no ensino. Para aprimoramento da qualidade do ensino é imprescindível políticas piamente comprometidas com a formação dos professores. Não podem ser realizadas sem a descentralização do poder de uma gestão democrática que objetiva enfatizar a grande importância da concepção de democracia com ocompromisso constitucional estabelecido do estado e sociedade.

Além de assegurar a escolaridade, as políticas educacionais concedem o direito à permanência e à aprendizagem em escolas públicas qualificadas promovendo desta forma uma formação voltada à cidadania e aos desafios das adversidades da vida.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional se constitui no principal meio paraimplementar a educação nacional e por sua representatividade vem sofrendo alterações ao longo dos anos para se adequar aos anseios, objetivos e valores que circundam a educação de um povo. Estabeleceram-se a criação de estatísticas educacionais, avaliação dos estudantes, qualificação dos professores e novos padrões para o currículo escolar.

A gestão educacional democrática é composta por de diretores,professores, coordenadores, outros funcionários, pais e comunidade e é um dos princípios constitucionais do ensino público, visando à democratização está diretamente ligada ao estabelecimento de diversos mecanismos e ações. Busca a transformação da sociedade e da escola através da participação e construção da autonomia e da cidadania atuando também no desenvolvimento das aprendizagens, garantia daliberdade dos pensamentos e livre manifestação de ideias.

Uma gestão exercida com autonomia é crer em liberdade na tomada de decisões, no planejamento, no uso de recursos, na formulação de políticas educacionais e nos momentos de avaliação da escola. Desse modo, deve ser muito bem exercida e ponderada no exercício das resoluções das questões mais amplas no que tange a escola. É uma preciosaferramenta contra o autoritarismo, individualismo e desigualdade socioeconômica. Contribui inclusive na articulação das escolas e outras organizações no sentido de firmar uma sociedade justa, igual e democrática.

INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo maior, a análise de algumas questões concernentes às dinâmicas e mudanças ocorridas em sociedade escolar. O parecer e as práticas pedagógicasaplicadas no dia-a-dia mostram que a gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando um aspecto concreto às direções traçadas pelas políticas.

A elaboração de políticas educacionais influencia consideravelmente no cotidiano escolar. A gestão escolar por sua vez, atua e desenvolve competências relevantes na prática da cidadania. Promove ainda autonomia pedagógica eadministrativa da escola.

Ao estudarmos sobre Currículo e Cultura Escolar, vimos que esses subsídios teóricos contribuem de forma eficaz na gestão docente e no aprendizado. Ao mesmo tempo, por serem flexíveis dão oportunidade para que as ações sejam analisadas, repensadas e se necessário modificadas em prol de melhoria nos conhecimentos.

Por meio da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científicapercebemos quão valioso é um trabalho de pesquisa. Desta forma, além de construir um estudo com embasamento científico, uso de técnicas e métodos diferenciados, há um desempenho considerável na leitura e escrita.

Na educação, o uso das tecnologias propiciam bons resultados na formação e qualificação dos docentes, assim como na colaboração da mediação pedagógica, relação aluno e professor, pela...
tracking img