política social no brasil: construçao dos direitos e políticas sociais no brasil a partir do século XX

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto










































































SUMÁRIO


resumo
O objetivo desse trabalho consiste em mostrar uma difícil realidade em meio a sociedade, a luta constante de famílias e profissionais no combate ao uso do CRACK. Nos dias contemporâneos, o Brasil assumiu o uso abusivo do crack eoutras drogas como um problema grave de saúde pública, de modo a ser um desafio enfrentar este problema, que só terá resultado com uma boa prevenção e tratamento, onde tendo em vista reabilitar o dependente. Realizada a III Conferência Nacional de Saúde Mental (Dezembro 2001, relatório no final 2001) lançou propostas enfáticas, focando em uma execução e avaliação de uma política com atençãovoltada a esses usuários buscando a ruptura de uma lógica que separa o problema em tratamento e ação criminosa, com o objetivo a ser alcançado à abstinência e a erradicação da venda destas drogas que são totalmente ilícitas.


introdução
O crack é uma droga obtida a partir da planta de coca. Na verdade, podemos o definir como um subproduto da cocaína. Entre seus efeitos, podemos citar a sensação deeuforia, empolgação e aumento da autoestima do indivíduo.
A história do crack está diretamente relacionada com a da cocaína, droga que surgiu nos anos 60 e que, na época, era grandemente consumida por grupos de amigos, em um contexto recreativo. No entanto, a cocaína era uma droga cara, apelidada de “a droga dos ricos”. Este foi o principal motivo para a criação de uma “cocaína” mais acessível.De fato, a partir da década de 70, começaram a misturar a cocaína com outros produtos e conforme outros métodos. Foi assim que surgiu o crack, obtido por meio do aquecimento de uma mistura de cocaína, água e bicarbonato de sódio. Na década de 80, o crack se tornou grandemente popular, principalmente entre as camadas mais pobres dos Estados Unidos.
O nome crack é uma referência ao barulho que adroga emite quando é consumida. O crack é uma droga extremamente perigosa, uma vez pode causar infartos, derrames, problemas respiratórios e mentais sérios. Outro fator que aumenta ainda mais o perigo desta droga é a dependência que a mesma gera. Como a sensação de euforia é relativamente rápida, o usuário é levado a consumir novas doses cada vez maiores.desenvolvimento
Dependência das drogas é transtorno em que predomina a heterogeneidade, já que afeta as pessoas de diferentes maneiras, por diferentes razões, em diferentes contextos e circunstancia. Muitos consumidores de drogas não compartilham da expectativa e desejo de abstinência dos profissionais de saúde, e abandonam o serviço. Outros sequer procuram tais serviços, pois não se sentem acolhidos emsuas diferenças. Assim o nível de adesão ao tratamento ou práticas preventivas e de promoção é baixo, não contribuindo para a inserção social e familiar do usuário.

O Ministério da Saúde vem tratando a dependência química como uma questão que envolve diversos fatores da vida do individuo, por isso a inserção do trabalho das organizações sociais atuando em sintonia com apolítica de saúde mental. Temos que oferecer um novo projeto de vida ao dependente químico porque a relação com a droga tem relação com o lugar onde ele vive, com o espaço social, a sua condição na família. Isso exige serviços de saúde diferentes para situações diferentes.
Em nossa região já há casos de dependentes de drogas, diante disso a Secretaria de saúde de Petrolina promovepalestras na tentativa de combater o uso abusivo dessas substancias, por crianças e adolescentes. Geralmente essas palestras são feitas em escolas públicas e nas Associações de moradores (bairros carentes) da cidade. A ideia é levar à população as consequências do uso das drogas, com foco no CRACK, por ser adquirido com mais facilidade. Também temos em nossa Cidade projetos para equipar melhor...
tracking img